Governo do Amapá intensifica ações para cadastro de pets no Censo Animal com atendimentos na rede Super Fácil
Serviço passou a ser oferecido nesta segunda-feira, 28, das 8h às 12h, com a orientação dos bolsistas do Amapá Jovem.
Com o Censo Animal será possível aplicar políticas públicas de saúde e de adoção responsável
O Governo do Amapá intensificou a partir desta segunda-feira, 28, na rede Super Fácil de Macapá, as ações para estimular o cadastro dos bichinhos de estimação no 1º Censo Animal, coordenado pela Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal. Os atendimentos ocorrem das 8h às 12h, com a orientação dos bolsistas do programa Amapá Jovem, selecionados pela Secretaria Extraordinária da Juventude (Sejuv).
Saiba como cadastrar seu pet no Censo Animal pela internet
O cadastro dos animais no censo, que no momento é para apenas animais domésticos, como cães e gatos, é importante para identificar toda a diversidade desses animais, além do quantitativo. Desta forma, se aplica políticas públicas de saúde e de adoção responsável, por exemplo.
O diretor-geral de Atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite, reforça a importância do censo no estado, que está na sua primeira edição, e agora com o apoio do Amapá Jovem, dentro das unidades da capital."O usuário chegando nas unidades do Super Fácil, para solicitar um serviço, pode juntamente já efetuar o cadastro do pet. É fácil e os bolsistas do Amapá Jovem estarão no atendimento para ajudar”.
O acadêmico de História e bolsista do Amapá Jovem, Rafael Costa está ansioso para iniciar a empreitada. "Amo os animais e tenho uma cachorrinha chamada Mel. Então pra mim, será um prazer participar do Censo Animal".
Confira o passo a passo do cadastro na plataforma virtual
O Censo Animal já está disponível para a população pelo site: censoanimal.amapa.gov.br.
- Passo 1: acessar censoanimal.amapa.gov.br
- Passo 2: selecionar Pessoa Física (CPF) ou Jurídica (CNPJ)
- Passo 3: preencher informações como município de residência, CPF, nome completo e data de nascimento. A seguir, informar e-mail, criar uma senha e clicar em “cadastrar”.
Como fazer o cadastro do pet no Censo Animal
- Já na plataforma, o tutor pode escolher entre “cadastrar colônias” (animais em situação de rua); e animais sob tutela;
- Animais domésticos: o tutor ou protetor deve preencher com o nome do animal, número de identificação (opcional), tipo (cão ou gato), porte (pequeno, médio ou grande) e sexo (macho ou fêmea). É importante também adicionar as vacinas já aplicadas no animal, como múltipla viral, antirrábica, gripe e giárdia.
- Colônias (animais em situação de rua): o protetor deve preencher a quantidade de animais, cães e gatos, que ajuda em situação de rua, além de anexar uma foto deles.
- Doações: são os animais cadastrados e que serão doados por você, podendo transferir as informações dentro do sistema, para CPF ou CNPJ.
Proteção
O Amapá é o primeiro estado do Brasil a manter uma secretaria específica para desenvolver políticas públicas voltadas aos pets.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!