No Amapá, celebração do Dia Estadual da Poesia tem arte, música e encontro de poetas
As apresentações aconteceram na Ueap e homenagearam a cultura e o jeito de ser tucuju.
Programação reuniu mais de 22 poetas e foi aberta ao público
A simbologia das palavras estruturando os sentimentos da alma foi celebrada na quinta-feira, 24, com apoio do Governo do Amapá, em um encontro entre poetas e escritores para comemorar o Dia Estadual da Poesia. As apresentações aconteceram na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e homenagearam a cultura e o jeito de ser tucuju.
O encontro reuniu escritores, declamadores e apreciadores da poesia, além de estudantes para discutir literatura e fomentar o debate dentro da academia. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com o Conselho de Políticas Culturais do Amapá.
"A poesia faz parte da história e cultura do Amapá e celebrar a data é fomentar a memória, a potência criativa dos nossos escritores, que, partindo da literatura, estabelecem um papel importante em nossa vivência cultural. Por isso, temos especial atenção a esse momento em que, também, celebramos o legado do poeta Alexandre Vaz Tavares, reconhecido nessa data comemorativa", reforça a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli.A programação contou com poetas credenciados pela Secult, com participação de artistas e comunidade em geral. Alguns nomes como Pat Andrade, Carla Nobre, Thiago Soeiro, Ivaldo Sousa, Claudia Flor D'Maria, Lara Utzig, Andrea Lopes, Eden Calado, entre outros escritores, realizaram apresentações de recitais e intervenções poéticas.
"Escolhemos a Ueap por ser um local simbólico, a nossa memória precisa ser preservada de maneira que seja perpetuada e estudada por essas pessoas que estão dentro desses espaços de conhecimento, inseridas dentro desses lugares", reforça o conselheiro Pedro Stkls.
Dia estadual da Poesia
A data é celebrada em 8 de agosto e foi instituída em 21 de junho de 2000, pela Lei nº 580/2000, em homenagem ao poeta, médico, professor e ex-prefeito de Macapá, Alexandre Vaz Tavares, nascido em Macapá no dia 8 de agosto de 1858. A iniciativa partiu dos poetas José Pastana, Ricardo Pontes e Leão Zagury. Com o intuito de valorização e preservação cultural da literatura amapaense, a data tem um significado importante para o setor.
"O fomento da poesia é fundamental, porque ela narra história, reafirma sempre a memória, nos faz muito mais opinativos, nos incursiona, esse é um dos papéis fundamentais da poesia, é fazer com que a gente caminhe", reforça o poeta, Pedro Stkls.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!