Governo do Amapá capacita mais de 40 profissionais de saúde e estudantes sobre atenção ao trabalhador
Treinamento tem como objetivo promover a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças ocupacionais.
Objetivo da capacitação é prevenir acidentes de trabalho
O Governo do Amapá deu início nesta sexta-feira, 25, a uma capacitação voltada para a saúde do trabalhador. O evento segue até sábado, 26, e alcança 44 pessoas, entre profissionais de saúde e estudantes que se preparam para o mercado de trabalho. É o caso do acadêmico de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Pedro Maciel. Ele conclui o curso ainda em 2023.
“O encontro aborda a habilidade de investigação das relações entre trabalho, saúde e doença durante a entrevista com o trabalhador, que é realizada no começo de cada atendimento. É uma oportunidade para aprimorar os meus conhecimentos”, pontua Maciel.O evento promove a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças ocupacionais. O médico Marco Antônio G. Pérez, especialista em Saúde Pública, Medicina Preventiva e Social, é quem realiza as palestras com temas sobre a atenção à saúde do trabalhador e novas formas de atuação.
As palestras acontecem no auditório da Central de Regulação Ademar Rodrigues dos Anjos, em Macapá, sob a coordenação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).
“A atenção à saúde do trabalhador é uma das prioridades dessa gestão e, para prestar um melhor atendimento, sempre vamos nos pautar em eventos dessa natureza. Prevenir doenças e acidentes no trabalho é nosso objetivo maior”, destacou a superintendente em exercício da SVS, Cláudia Monteiro.Abordagens para a saúde do trabalhador
Os cuidados preventivos e o diagnóstico precoce de doenças são apenas algumas das maneiras pelas quais o profissional pode contribuir com a saúde geral das equipes e evitar que os trabalhadores se submetam a atividades consideradas arriscadas para a saúde, mencionou o médico Marco Antônio G. Pérez, especialista em Saúde Pública, Medicina Preventiva e Social (com concentração em Saúde Ocupacional), um dos palestrantes do evento.
“Essa antecipação garantida pelo médico e por todos os outros profissionais de saúde reduz a ocorrência de acidentes na empresa, além de evitar que alguma doença silenciosa evolua para uma condição mais danosa à saúde do trabalhador”, concluiu.
Servidores do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, vinculado à SVS, também farão parte das rodas de discussão.
“A saúde do trabalhador é resguardada a partir do momento que colocamos em prática tudo que envolve prevenção. Por isso estamos com mais este evento. Fazer essa promoção, ajudando no diagnóstico e tratamento das doenças ocupacionais, bem como a saúde integral dos trabalhadores e das trabalhadoras e nosso dever”, explicou o gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS, Regiclaudo Silva.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!