Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá alcança moradores de Laranjal do Jari com serviços de cidadania e de conscientização sobre violência doméstica 

De acordo com a Polícia Civil, de maio a julho de 2023, houve o registro de 150 casos de violência contra a mulher no município.

Por Alice Palmerim
25/08/2023 18h27

O aposentado Cláudio Bastos participou da ação com as duas netas

O Governo do Amapá levou serviços de cidadania e de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher aos moradores do município de Laranjal do Jari, no extremo sul do estado. Mais de 100 pessoas foram beneficiadas com atendimentos de assistência social, assistência psicológica, assessoria jurídica, enfermagem, fisioterapia e emissão de documentos. 

Como parte da campanha ‘Agosto Lilás’, a ação também sensibilizou os moradores sobre o combate à violência contra a mulher. Este ano, a programação foi construída pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (Sepm) com o tema “Que tipo de homem você é? Que agride ou acolhe?”. 

De acordo com a Polícia Civil, de maio a julho de 2023, houve o registro de 150 casos de violência contra a mulher em Laranjal do Jari, sendo 118 casos de ameaças e 32 vítimas de violência física. Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Adrianna Ramos, a campanha chega ao sul do estado levando serviços e mais conhecimentos para mulheres que precisam reconhecer que estão passando por algum tipo de violência.

Apoio à mulher

“Estamos atuando para que as mulheres do Oiapoque ao Laranjal do Jarí fiquem cada vez mais bem informadas sobre seus direitos”, pontuou Adrianna. 

A programação oportunizou que pessoas como a estudante Geyce Dutra, de 20 anos, conhecessem o trabalho do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram), que é vinculado à Sepm, e oferece atendimentos psicológicos, assistenciais e jurídicos. 

“Acho incrível e é de suma importância ter um espaço de acolhimento para mulheres, porque temos índices muito altos de violência. Eu vim aqui por indicação da minha sogra, não conhecia ainda a campanha do ‘Agosto Lilás’ e, agora, vou compartilhar com mais pessoas para ficarem bem informadas”, frisou a estudante.

Mais Cidadania 

Um dos atendidos pela ação foi o aposentado Cláudio Bastos, de 62 anos. Ele aproveitou para dar entrada no registro geral das duas netas e participou da conscientização sobre violência doméstica. 

“Achei muito interessante essa pergunta: ‘Que tipo de homem você é?’, leva uma reflexão interna para evitar esses problemas que ainda acontecem muito. Achei muito boa, principalmente pelo foco que é orientar as mulheres a se prevenirem da violência. Aconselho para quem vivencia isso em casa que não se acovarde, denunciem, não tenha medo. O homem não é seu dono, se a parceria não estiver dando mais certo, separa”, comentou o aposentado.

A ação do Agosto Lilás no município teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Super Fácil do município. A coordenadora do Cram de Laranjal do Jari, Marília Moura, reforça nos moradores a necessidade de enfrentar a violência contra as mulheres. 

“A gente pretende trazer mais ações aqui para o município, não apenas voltada para a mulher, mas também para os homens, aproveitando a temática do ‘Que tipo de homem você é?’ buscando diminuir a violência, porque as mulheres não podem viver nesse ciclo de violência”, disse a coordenadora.

O Cram de Laranjal funciona na Rua Tiradentes, 882, bairro Agreste, de segunda a sexta, de 8h às 14h. O número para contato é (96) 98403-1960, que funciona 24 horas.

Mais segurança 

Na oportunidade, o delegado titular da Delegacia Especializada de Crimes Contra as Mulheres, Breno Steves, falou dos serviços prestados às laranjalenses. Ele lembrou da Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça para reforçar o combate à violência contra a mulher. 

“Então é importante reforçar que as mulheres não tenham medo de denunciar, de procurar a delegacia, pois damos o acolhimento para que essa mulher seja muito bem tratada e o suporte necessário para que suas necessidades sejam atendidas da melhor forma”, destacou o delegado.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!