Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reúne mães e bebês na orla de Macapá para incentivar o aleitamento materno

A ação 'Agosto Dourado' teve atendimentos de saúde e lazer para as famílias.

Por Andreza Teixeira
26/08/2023 20h26

Mães dividiram as experiências e tiveram um momento de saúde e lazer

O Governo do Amapá reuniu mães e bebês no Parque do Forte, na orla de Macapá, para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os primeiros seis meses de vida das crianças. Atividade realizada no sábado, 26, contou com verificação da pressão arterial e de glicemia, distribuição de kits de higiene bucal, aplicação de flúor, além de rodas de conversa para que as atuais e as futuras mamães possam trocar experiências, tirar dúvidas e receber orientações práticas sobre amamentação.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Darcyneide Dias, a iniciativa reforça o vínculo criado entre mães e bebês, e a necessidade das mulheres terem momentos para compartilhar suas dúvidas e contar com uma rede de apoio para que o puerpério seja mais tranquilo.

"Amamentar não é fácil, mas é um ato de amor que precisa ser estimulado e apoiado por toda a sociedade por trazer inúmeros benefícios que carregamos por toda a vida. Essas mães precisam receber carinho das suas famílias, receber apoio e saber que não estão sozinhas", destacou Darcyneide.  

Muitas mulheres encontram dificuldades na hora de amamentar, seja pela posição incorreta, por falta de informação ou estímulo para a produção.

Sabrina Oliveira, de 24 anos, é mãe da Aimee Lima, de 5 meses. Ela contou que no começo do processo de amamentar teve que buscar ajuda no Banco de Leite para aprender a pega correta nos seios.

"É tudo novo para a gente e para o bebê também, o momento de amamentação foi difícil no início e completamente diferente do que imaginei. Foi com a ajuda do Banco de Leite que consegui tornar esse momento mais fácil. Graças a Deus deu tudo certo e ainda consegui doar leite depois para outros bebes", disse, emocionada.

Além das atividades informativas e de lazer, as mamães também participaram da "Hora do Mamaço", quando várias mães amamentaram seus filhos simultaneamente. Elas tiveram momentos de autocuidado e relaxamento com massagens em parceria com o Sesc, Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) e Faculdade Madre Tereza.

Isabella Silva é mãe do Gael e também aproveitou o momento para tirar a tensão com uma massagem relaxante. “Passar o dia todo com um recém-nascido é tão puxado quanto um dia inteiro de trabalho. Ter esse momento para se cuidar e aliviar um pouco do estresse e das dores é muito bom", disse.

Toda a programação integra a campanha Agosto Dourado que esse ano teve como tema "Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham". Ao longo do mês, foram promovidas várias ações em unidades de saúde e instituições de ensino.

Benefícios da amamentação

O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o seu filho. Até os 6 meses de vida o bebê não precisa de outro alimento, a criança que mama no peito cresce e se desenvolve melhor. A digestão do leite materno é mais fácil, isso diminui as chances do bebê sofrer enjoos e cólicas.

O alimento previne infecções, obesidade, colesterol alto e diabetes. Bebês que se alimentam apenas com leite materno estão menos suscetíveis a alergias. Amamentar também traz benefícios para a mãe, prevenindo hemorragias internas no pós-parto, além de reduzir os riscos de câncer de mama e do ovário.

Confira como foi a programação do Agosto Dourado:

 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!