Governador Clécio Luís faz visita técnica na maior fazenda de plantio de açaí do mundo
São mais de dois milhões de açaizeiros plantados. A promoção do açaí do Amapá como um produto estratégico da economia é uma das diretrizes da nova gestão.
Fazenda apresenta uma área de 20 mil hectares com uma área plantada de 2,7 mil hectares
A promoção do açaí do Amapá como um produto estratégico da economia é uma das diretrizes da nova gestão do Governo do Estado, que vem incentivando o setor produtivo. No domingo, 27, o governador, Clécio Luís, fez uma visita técnica na maior fazenda de plantio de açaí do mundo, que está localizada no município de Calçoene, para conhecer o potencial de produção.
"Estou impressionado com a estrutura e organização desse negócio, que está no Amapá, que faz a economia circular. Nosso papel institucional é formatar mecanismos para que os produtores possam trabalhar de forma segura e para isso, necessitamos ter no Estado um ambiente consolidado entre as instituições públicas e os investidores do setor primário", destacou o governador Clécio Luís.
O negócio, liderado pelo grupo empresarial Shultz, deve ampliar os investimentos no estado. A fazenda apresenta uma área de 20 mil hectares com uma área plantada de 2,7 mil hectares. São mais de dois milhões de açaizeiros plantados e uma produção de 12 toneladas da fruta por hectare ao ano.
A empresa agroambiental produz de forma sustentável o próprio adubo, utilizando o passivo das indústrias de peixes da região, além de reflorestar extensas áreas com palmeiras em escala e sem irrigação.
As atividades no setor primário como licenças e autorizações para o desenvolvimento do agro no Amapá são prioritários. Recentemente o governador apresentou os termos de licenças ambientais para o setor produtivo, que foram coordenados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
"Estamos com um trabalho voltado para organizar as questões burocráticas do setor. O que sentimos atualmente é um cenário político e jurídico completamente favorável as questões. E já estamos colhendo resultados positivos em relação ao destravamento das situações ambientais", enfatizou a gestora da Sema, Taisa Mendonça.
Os empresários do grupo Shultz apostam no potencial do estado, para ampliar o negócio e manter o título de maior plantação de açaí do mundo. "Trabalhos no Amapá há mais de 10 anos e sempre buscando melhorar e ampliar os investimentos. O que queremos é estar alinhados com as políticas ambientais do estado e gerar emprego e renda para a região”, enfatizou o presidente do grupo Schultz no Amapá, Kadson Schultz.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!