Governo do Amapá leva atendimentos de cidadania e de saúde para mulheres do Bailique
Serviços integraram a 144ª Jornada Fluvial do Tjap, que atendeu o arquipélago de 20 a 26 de agosto.
A equipe multiprofissional da SEPM fez buscas ativa nas residências dos moradores
O Governo do Amapá levou serviços de assistência social e de saúde, além de conscientização sobre a violência contra à mulher, para as moradoras do arquipélago do Bailique, pertencente ao município de Macapá. Os atendimentos integraram a 144ª Jornada Fluvial do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), no período de 20 a 26 de agosto.
Os atendimentos com foco no público feminino fazem parte da campanha estadual do ‘Agosto Lilás’, que conscientiza a sociedade sobre a violência doméstica. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Políticas para às Mulheres (SEPM).
“É fundamental o Governo do Amapá estar presente em todos os cantos do estado, para que cada vez mais mulheres recebam acolhimento e serviços adequados”, disse a secretária de Mulheres, Adrianna Ramos.
Durante a ação, o Governo do Estado estabeleceu fluxo de demandas para a implantação da Rede de Atendimento à Mulher (RAM) no arquipélago. A estratégia reúne órgãos públicos e entidades voltadas para acolher vítimas de violência doméstica. Também houve palestras para estudantes das comunidades e com a Segurança Pública.
Moradora da comunidade Jaranduba, a família da dona de casa Maria Gilma Vilhena dos Santos foi atendida pela SEPM. Em 2022, sua filha, Leonara Barbosa, de 23 anos, foi vítima de feminicídio.
“Foi muito importante e esclareceu muita coisa para mim e para meus filhos. Agradeço muito a vinda da psicóloga, da assistente social e de todos. Espero que retornem mais vezes, porque precisamos muito. O suporte que elas deram para mim e para meus filhos foi muito importante, estou muito grata”, disse emocionada a moradora da vila de 140 habitantes.
144ª Jornada Fluvial
A Jornada Fluvial é um projeto do TJAP que leva para comunidades ribeirinhas diversos serviços, como conciliação, emissão de documentos, atendimentos do Conselho Tutelar e Defensoria Pública. Os serviços gratuitos foram oferecidos para os moradores da Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destacou como primordial a transversalidade dos órgãos envolvidos na política da Mulher.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!