Fundação Marabaixo convoca eleição para o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial
Inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro e processo eleitoral acontece dia 24.
Conselho de Igualdade Racial tem como uma das atribuições fiscalizar e deliberar sobre políticas afirmativas
A Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) está convocando a população para a eleição dos representantes da sociedade civil que devem compor o Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (Coepir) para o triênio 2023-2025.
As inscrições podem ser feitas até 6 de setembro e as eleições acontecem no dia 24, das 9h às 16h, na sede da Fundação. Os representantes serão indicados e eleitos dentro do segmento ao qual pertencem, segundo critérios de escolha objetiva. O edital 001/2023 foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira, 24 de agosto.
"A escolha dos conselheiros consolidará e fortalecerá tanto o trabalho da Fundação quanto as políticas afirmativas no Amapá. É um momento bastante aguardado pelos segmentos e movimentos sociais”, avalia a diretora-presidente da Feppir-Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Serão escolhidos titulares e suplentes dos seguintes segmentos:
- Representante de mulheres (negras, ciganas, indígena, judaica, entre outras);
- Representante de Matriz Africana;
- Representante da Capoeira;
- Representante do Hip-Hop;
- Representante da Juventude;
- Representante LGBTQI+;
- Representante da Educação;
- Representante do Marabaixo;
- Personalidade negra notoriamente reconhecida.
Inscrições
Interessados podem se inscrever até 6 de setembro. A lista preliminar será divulgada até o dia 12 de setembro e a definitiva até o dia 18 de setembro. O período de campanha dos candidatos será de 19 a 23 de setembro. Serão exigidas documentações tanto das entidades representadas, quanto dos candidatos. (Confira a lista completa no edital)
Eleições
O processo eletivo acontecerá no dia 24 de setembro e será coordenado por uma Comissão Eleitoral. O processo de escolha dos representantes da sociedade civil é por meio de votação simples. Os participantes poderão votar apenas uma vez nos candidatos/as de sua respectiva representatividade. O anúncio dos eleitos será feito após o encerramento e apuração dos votos.
O Conselho
De acordo com o Artigo 4º da Lei 22.650, de 2 de abril de 2022, que criou a Fundação Marabaixo, "o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial - Coepir, órgão colegiado de caráter permanente, consultivo deliberativo, tem sua finalidade, composição e competências regido por legislação específica”. Tem como finalidade propor políticas públicas que promovam a igualdade racial no Estado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!