Parceria entre Governo do Amapá e Tribunal de Justiça amplia atendimentos do Camuf em Macapá e Santana
Ação vai garantir mais impulsionar serviços de assistência social, psicológica, assessoria jurídica, enfermagem e fisioterapia.
Ampliação vai otimizar atendimentos nos Centros de Atendimento à Mulher e a Família
O Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) formalizaram a criação do Centro de Atendimento às Vítimas de Crimes nos Centros de Atendimento à Mulher e a Família (Camuf) de Macapá e Santana. A ação vai garantir a ampliação de atendimentos dos serviços de assistência social, psicológica, assessoria jurídica, enfermagem e fisioterapia que já são oferecidos gratuitamente para a população.
A cooperação garantiu também a adaptação da sala para atendimentos médicos e de enfermagem e ampliação do espaço da cozinha. O Camuf é vinculado à Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM). Para a gestora da pasta, Adrianna Ramos, a cooperação traz avanços para o público feminino.
“A união é fundamental para que as mulheres vítimas de violência e familiares recebam os suportes necessários para continuar seguindo a vida. Seja com o acolhimento adequado, capacitação e inclusão no mercado de trabalho, o Governo do Estado contribui para que mais mulheres sejam beneficiadas no Amapá”, disse a secretária de Mulheres.
O novo espaço será coordenado pelo Tjap, que, ainda no mês de julho, doou um veículo que está ajudando no atendimento às vítimas de violência doméstica e de gênero.
Outras parcerias
Apenas no primeiro semestre de 2023, o Camuf realizou 1.778 atendimentos. O Centro também trabalha a autoestima das acolhidas ao oferecer cursos que incentivem a autonomia das mulheres, uma vez que muitas mulheres encontram dificuldade para sair do cenário de violência devido à dependência financeira do agressor.
Para as capacitações, o Camuf conta com parcerias de instituições como o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A cooperação já formou 22 acolhidas.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!