Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá reforça importância da amamentação com acolhimento a pacientes de alto risco do Hospital da Mulher Mãe Luzia

Futuras mamães receberam pintura na barriga, em um momento de descontração. Elas também foram orientadas sobre o aleitamento materno. 

Por Paolla Gualberto
30/08/2023 18h50

Iasmin Anjos será mãe de primeira viagem das meninas Maya e Amy

O Governo do Amapá reforçou a importância do aleitamento materno com uma ação para acolher pacientes de alto risco que estão internadas no Hospital da Mulher Mãe Luzia à espera de seus bebês. 

Na quarta-feira, 30, as futuras mamães tiveram uma pintura feita na barriga e também receberam orientações sobre a amamentação nos primeiros seis meses de vida da criança, período em que o leite deve ser o principal alimento dos pequenos.

O momento torna mais leve o período de hospitalização das mulheres, que, em alguns casos, estão há mais de 20 dias sob cuidados médicos na maternidade. A ação foi coordenada pelo Banco de Leite Humano e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEPS) da maternidade como ponto alto do Agosto Dourado, de conscientização sobre o aleitamento da maternidade.

Ao longo do mês, o Governo do Amapá conduziu uma programação para sensibilizar a sociedade sobre o assunto, com blitz educativa, palestras e encontro de mulheres para amamentar seus filhos. 

“Todas as ações que desenvolvemos até agora nos possibilitaram alcançar muitas mulheres que estão no começo ou no final da gestação, e isso tem um impacto enorme na vida de cada uma delas”, detalha a coordenadora do BLH, Darcineyde Alves.

Mãe de primeira viagem, a Iasmin Anjos está grávida de oito meses das gêmeas Maya e Amy. Ela está há vinte dias internada na maternidade e enxerga a ação como um acalento enquanto aguarda a chegadas das pequenas. 

“Estou aqui há um bom tempo, então acho muito importante esse tipo de evento, que distrai e mata um pouco a saudade do carinho que temos em casa. Estamos sendo muito bem orientadas aqui, já tivemos duas palestras sobre amamentação e todos os dias a equipe de assistência passa aqui comigo para reforçar algumas informações”, ressalta Iasmin.

Agosto Dourado

Instituído no Brasil pela Lei 13.435/2017, agosto é o Mês do Aleitamento Materno, quando são intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. O mês é conhecido como Agosto Dourado, já que esta cor destaca o padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!