‘É um espaço para construir políticas públicas para a juventude’, diz estudante durante encontro preparatório para a 4ª Conferência Estadual da Juve
Janaína Corrêa participou do evento, que ocorreu na quinta-feira, 31.
Janaína Corrêa faz parte do Circuito de Cultura e Arte da Une (CUCA), trazendo debates sobre cultura na Amazônia
A estudante Janaína Corrêa, de 26 anos, faz parte do grupo de jovens que participou na quinta-feira, 31, do encontro preparatório para a 4ª Conferência Estadual da Juventude. Coordenado pelo Governo do Amapá, o evento acontecerá em outubro para debater políticas públicas que tragam mais oportunidades para os amapaenses de até 29 anos.
A 4ª Conferência Estadual da Juventude acontecerá em outubro deste ano. Antes disso, serão feitas as conferências em cada município, que começam no dia 8 de setembro e onde serão selecionados os seus respectivos delegados, que os representarão no evento estadual. Depois do evento estadual, será a vez de Brasília receber a Conferência Nacional da Juventude, que por sua vez terá os 26 representantes de cada estado, mais o Distrito Federal. O Amapá enviará 16 delegados para a etapa nacional.
Janaína faz parte do Circuito de Cultura e Arte da Une (Cuca), com debates sobre cultura na Amazônia, e acredita que é preciso ampliar ações para o acesso e permanência dos jovens nas escolas.
“É importante refletir sobre a acessibilidade dos jovens à educação, ao mercado de trabalho e a cultura, sejam eles do meio urbano, do meio rural, ribeirinhos, indígenas, quilombolas. Todos esses jovens merecem ter as mesmas oportunidades”, disse a estudante.
O evento contou com a presença do governador, Clécio Luís, e da secretária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno. Ela pontuou a importância de ouvir os anseios e as expectativas dos jovens sobre o estado.
“Essas políticas devem ser construídas com a juventude, e é por isso que nós estamos aqui. A partir das escutas desse grupo, vamos elaborar o Plano Estadual de Juventude, que vai nos guiar nas ações que realizaremos na pasta”, explicou Priscila.
Durante a convocatória, foi bastante discutida a importância de haver uma grande representatividade de jovens em espaços de debate como as conferências da juventude. Daniel Lima, membro da Juventude Em Rede Sustentabilidade e atuante na causa estudantil desde o ensino médio, acredita que é fundamental chamar para o debate os jovens das periferias do Amapá, que ainda precisam de muita atenção do poder público.
“A gente precisa levar educação para essa juventude das pontes e das áreas ribeirinhas”, declara Daniel.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!