Governo conclui asfaltamento das alças viárias de acesso à Ponte do Matapi
Frentes de trabalho atuam na construção da rotatória na AP-010 e na ligação da pista com a cabeceira da ponte
Trechos em obra devem ser pavimentados ainda na primeira quinzena de setembro, segundo a Setrap
A obra de acesso à Ponte do Rio Matapi está mais próxima de ser finalizada. Após a conclusão do asfaltamento das alças viárias que dão acesso ao Distrito Industrial, as frentes do trabalho se concentram em dois pontos da obra: no acesso pela Rodovia AP-010 e na construção de uma rotatória que dará maior viabilidade ao tráfego de veículos. Nos dois locais está sendo realizada a terraplanagem.
Na área da cabeceira da ponte, as equipes estão concluindo a sub-base do pavimento, para posteriormente formar a base da pista que vai receber o asfalto. Na extremidade da ponte no sentido Santana, está sendo feito um prolongamento do concreto para suportar a nova estrutura.
Na área da rotatória, o trabalho se concentra na aplicação do aterro que forma a estrutura, além da composição da sub-base e da base do trecho.
Também foi realizado o melhoramento da pista da Rodovia AP-010, até o entroncamento com a Duca Serra. O asfalto antigo foi reciclado com a aplicação de uma nova camada na estrada.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, o trabalho está 90% concluído. A previsão é que ainda na primeira quinzena de setembro ocorra o asfaltamento dos trechos em obra.
“Estamos acelerando o serviço a medida que o tempo nos permite. A partir desta etapa restarão apenas a sinalização e pavimentação da ponte. Estamos confiantes que a população receberá essa obra concluída antes do fim do ano”, frisou o gestor.
A obra
O projeto de construção da ponte sobre o Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes, durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e com recurso em caixa para ser executado já na gestão do ex-governador Camilo Capiberibe, porém a obra só foi iniciada em 2013.
O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, que corrige o erro de engenharia autorizado na gestão de Capiberibe, projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea. Como reflexo desses erros, o valor global da obra foi onerado em mais de R$ 32 milhões.
Desenvolvimento econômico
O empreendimento visa fortalecer o eixo de integração econômica das áreas metropolitanas de Mazagão, Macapá e Santana, que está sendo planejado pelo governo do Estado. A ponte será rota de escoamento da produção familiar e potencializará a área industrial localizada às margens do Rio Matapi.
Nesse eixo, também estão inclusas outras obras que visam desenvolver essa região do Estado, a exemplo do trecho de 27 quilômetros da Rodovia AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho, entregue oficialmente pelo governo no fim de julho e a obra de alargamento e duplicação da Rodovia Duca Serra, que está em andamento.
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