Com investimentos do Governo do Amapá, 20º Festival do Pirarucu atrai turistas e impulsiona economia de Cutias do Araguari
Moradores da capital e de outros municípios estão na cidade para prestigiar os três dias de programação.
Visitantes aproveitaram para registrar momentos no letreiro turístico na orla da cidade
O Governo do Amapá investiu R$ 230 mil na realização da 20ª edição do Festival do Pirarucu, em Cutias do Araguari, atraindo durante três dias, turistas de várias regiões do estado para impulsionar a economia do município, distante cerca de 139 quilômetros de Macapá.
Os recursos para a programação, que iniciou na sexta-feira, 1, e encerra neste domingo, 3, foram destinados, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para estrutura de shows e credenciamento de artistas, fortalecendo o festejo que concentra grande público na orla de Cutias, fomentando o empreendedorismo e a cultura local.
A policial militar, Marília Magalhães, e o marido, Sergio Baia, costumam fazer rotas turísticas para desbravar o estado e conhecer os atrativos dos municípios. Este ano, vieram de Macapá para Cutias prestigiar pela primeira vez o Festival do Pirarucu, além de conhecer a nova orla da cidade, onde acontece a programação.
“A edição do Festival desse ano foi maravilhosa e bem tranquila, com muita segurança. Me diverti bastante com os shows do Cabaré do Brega, com Chimbinha, e de artistas locais como Dani Li”, conta a turista.
Marília destaca também, o desenvolvimento da cidade comparado a 25 anos atrás, quando visitou pela primeira vez. Ela reforça a cultura como um dos principais atrativos do município. “O povo de Cutias é bem hospitaleiro. A culinária é muito gostosa, adorei os pratos feitos com pirarucu. O bolinho é o meu preferido”, relata.
O fiscal de loja, Reinaldo Pantoja, morador da capital, veio com a esposa para prestigiar o evento. Ele conta que ficou encantado por Cutias, e por esse motivo, comprou um terreno no município para visitar aos fins de semana.“Todo final de semana eu estou aqui. Todo Festival do Pirarucu eu estou prestigiando. Temos outros atrativos como a orla da cidade e a festa de aniversário de Cutias. Quem quiser vir conhecer o município, não vai se arrepender”, destaca Pantoja.
Moradora de Cutias há 25 anos, Alerrandra Mira, diz que o festival é uma forma de chamar a atenção do comércio turístico, fortalecendo o desenvolvimento da economia do município.
“Na suspensão do Festival nos últimos anos, por falta de recursos e pela pandemia, não havia movimento algum na cidade e não vinha dinheiro. A programação é uma forma de trazer renda para os moradores. Os visitantes procuram as barracas para comprar produtos e conhecer a cultura do município”, conta Alerrandra. Inventário turístico
Cutias do Araguari recebeu durante a semana uma equipe do Governo do Estado para elaborar o inventário turístico do município. Com esta ferramenta, os turistas terão informações relevantes como os meios de hospedagem, rede gastronômica, atrativos naturais e culturais, como o Festival do Pirarucu e o aniversário anual da cidade.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria do Turismo (Setur), busca identificar e promover atrativos dos 16 municípios, atendendo tanto o público local, quanto visitantes de outros estados e países. A ideia é colocar o Amapá nas principais rotas de turismo no Brasil, fortalecendo os setores de empreendimentos e serviços.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!