Governo do Amapá promove ações de prevenção na 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) distribuiu mais de 2 mil preservativos masculinos e femininos e 200 autotestes de HIV durante todo o evento.
Servidoras da SVS orientam jovens sobre prevenção
O Governo do Amapá reforçou as ações de saúde e prevenção na 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Macapá, no Complexo do Araxá, no domingo, 3. Equipes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) distribuíram mais de 2 mil preservativos masculinos e femininos e 200 autotestes de HIV durante todo o evento.
“As ações de promoção do uso do preservativo e interações para estimular ainda mais a consciência sobre outras medidas preventivas contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis é um trabalho permanente da SVS, hoje nós reforçamos essa mobilização”, disse a superintendente em exercício da SVS, Cláudia Monteiro.
Durante a distribuição dos autotestes de HIV, houve orientação sobre o modo de usar. É mais uma tecnologia de prevenção disponível gratuitamente, em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame na sua privacidade, sem auxílio de um profissional.
Os testes são confiáveis, mas não têm caráter de diagnóstico definitivo. Portanto, se o resultado for positivo, é fundamental procurar um serviço de saúde para confirmação com exames complementares.
"O autoteste pode ser realizado por todo mundo onde e quando quiser! A procura foi expressiva, o que demonstra, mais uma vez, o interesse de uma parcela da população para essa tecnologia, como forma de garantir a prevenção”, pontuou a gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SVS, Anna Byatriz Melo.
O autoteste funciona de modo similar aos testes rápidos, com o diferencial de poder ser feito pela própria pessoa. O teste rápido detecta anticorpos no fluido oral e o resultado é obtido em 30 minutos. É simples, rápido e indolor.
Profilaxia Pós-Exposição de Risco ao HIV
Na ocasião, os técnicos também levaram informações sobre a Profilaxia Pós-Exposição de Risco ao HIV (PEP), uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV.
Em Santana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Alberto Lima e Maria Tadeu já implantaram essa linha de cuidados.
O município de Macapá já implantou, por meio da SVS, a estratégia para pacientes com HIV/AIDs e outras infecções sexualmente transmissíveis. A linha de cuidados está disponível nas unidades Marcelo Cândia, Fazendinha, Perpétuo Socorro e Marabaixo.
23ª Parada do Orgulho LGBTQIA
Com apoio do Governo do Estado, a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ celebrou a diversidade na orla de Macapá, na “Marcha da Cidadania”. Levantando bandeiras coloridas, a comunidade pediu respeito à diversidade, celebrou conquistas e defendeu o respeito aos direitos humanos do público LGBTQIA +, sigla que representa gays, lésbicas, transexuais, intersexuais, queers , assexuais e outros grupos.
Em 2023, o tema da programação é "Olha eu aqui de novo: viver, morrer, renascer, firme e forte". A marcha recebeu investimento do Governo com estrutura para shows e apresentações culturais. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros garantiram a segurança do evento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!