No Dia da Amazônia, Governo do Amapá reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável
Entre as ações da nova gestão, está a modernização do processo de licenciamento ambiental para as principais atividades econômicas.
O Amapá tem uma das maiores taxas de preservação ambiental entre os estados amazônicos e apresenta regiões quase intocadas
No Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira, 5, o Governo do Amapá reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e incentiva práticas que aliam a proteção do meio ambiente ao crescimento econômico do estado.
A Amazônia está entre os biomas mais ricos e diversos do planeta e ocupa porções de territórios de nove países, mas 60% da sua área está no Brasil. O Amapá tem uma das maiores taxas de preservação ambiental entre os estados amazônicos e apresenta regiões quase intocadas, como o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque.
Para preservar essa riqueza e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento econômico, em oito meses de gestão, o Governo do Estado já adotou iniciativas como o lançamento da Consulta Pública que ouviu a população sobre os termos de referência que modernizam os processos de licenciamento de atividades que geram impactos ao meio ambiente, como é o caso do agronegócio e da mineração.
A consulta pública registrou mais de 650 participações populares que foram levadas em consideração pelos técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
“As licenças são necessárias para manter o crescimento da atividade econômica. De acordo com as normas ambientais, o Governo tem buscado incentivar e fortalecer o desenvolvimento das atividades econômicas de forma segura, com responsabilidade ambiental”, enfatizou a secretária.
Desde janeiro, o Governo do Amapá também já levou a mais 900 trabalhadores rurais a possibilidade de regularização ambiental, com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e orientações sobre como participar de projetos como o 'Floresta+Amazônia', que recompensa produtores pela conservação de mata nativa nas áreas em que empreendem.
São iniciativas que viabilizam o uso sustentável dos recursos naturais, uma vez que os proprietários rurais que possuem áreas degradadas ou desmatadas podem receber incentivos financeiros para implementar ações de restauração e conservação da vegetação nativa em suas propriedades.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!