Operação Shamar: Governo do Amapá promove ação educativa de combate à violência doméstica e de gênero em Itaubal
Palestra, atividades sociais e educativas reuniram a comunidade na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, nesta terça-feira, 5.
Evento homenageou personalidades da comunidade pelo apoio a outras mulheres
Dando prosseguimento as ações da Operação Shamar deflagrada pelo Governo do Amapá para promover a conscientização no combate a crimes contra mulher e ao feminicídio, nesta terça-feira, 5, a equipe da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SEPM) participou da atividade preventiva no município de Itaubal, distante cerca de 10 km da capital.
A ação, que aconteceu na Escola Estadual Wilson Hill de Araújo, contou com representantes dos órgãos estaduais e municipal de proteção à mulher e reuniu centenas alunos dos ensinos fundamental e médio, que com familiares, receberam, por palestra, informações sobre prevenção e serviços disponíveis em caso de violência doméstica e de gênero.
A cozinheira, Maria Raimunda Costa Tolosa, de 41 anos, falou que esse tipo de evento ajuda a encorajar mais mulheres.
"Sou mãe de um aluno aqui da escola, acho muito importante a gente adquirir conhecimento para repassar dentro de casa e para os nossos amigos. Às vezes, observo que a sociedade não participa desses momentos como deveria. A violência, infelizmente, não é só do marido, é de um filho, do vizinho, do irmão, um parente, então é importante que as mulheres tenham coragem para denunciar”, frisou Maria Tolosa.
A secretária de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destacou o trabalho nas escolas dos municípios como forma de conscientização.
“A transversalidade dos órgãos envolvimentos na proteção da mulher é fundamental para a trabalho de prevenção, fazer essa sensibilização de combate à violência nas escolas é fundamental”, destacou a gestora.
Para a coordenadora da ação no município, Edilene Barbosa, o trabalho é feito de forma preventiva em 80% das escolas de Itaubal e também na região ribeirinha.
“A gente trabalha com ações preventivas levando informações dos serviços oferecidos pelo município. Aqui a mulher pode pedir socorro na saúde, educação, na assistência ou em qualquer lugar que ela será atendida. A Polícia Civil e Secretaria das Mulheres são de extrema importância nessa prevenção e agora temos um grande suporte que é a delegacia recém-inaugurada”, disse a coordenadora.
Segundo a secretária de Assistência Social do Itaubal, Anésia Leite, o atendimento às mulheres feito em conjunto com outras instituições vai melhorar bastante com o funcionamento da nova Delegacia da Polícia Civil entregue pelo Governo do Amapá.
"Atuamos em conjunto com a coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, com os Centro de Referência de Assistência Social [Cras] e Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família [Paif] atendendo grupos de mães solteiras, de mulheres com famílias e vítimas de violação que recebem atendimento e encaminhamentos. Agora com a delegacia vai melhorar muito mais nosso trabalho. Temos que cuidar de cada caso com muita cautela, educação e principalmente respeito", disse a secretária.
Durante a ação, a equipe da Patrulha Maria da Penha explicou a atuação do efetivo ferramenta que faz parte da Rede de Atendimento à Mulher (RAM).
Com apenas 5,5 mil habitantes, o município do Itaubal é o terceiro menor município do estado, sendo um dos fatores que impendem denúncias de violência doméstica.
De acordo com delegado, Ericlaudio Alencar, que integra a Operação Shamar, tanto o Ministério da Justiça, Governo do Estado, quanto a Polícia Civil do Amapá fizeram a instalação de delegacias nos 16 municípios do estado.
“É importante que a mulher faça a denúncia, pois temos uma demanda reprimida três vezes maior do que as ocorrências que chegam nas delegacias, porque são mulheres que ficam com medo, intimidadas e envergonhadas. As políticas públicas de proteção à mulher devem ser trabalhadas de forma transversal, para se tratar também o infrator através da educação”, disse o delegado.
Homenagem
O evento encerrou com homenagem a vinte mulheres, personalidades da educação, saúde, trabalhadora rural, religiosa da comunidade que receberam destaques pelo apoio a outras mulheres. Uma das homenageadas foi a professora aposentada, Maria de Nazaré Santa Rosa Ramos, de 79 anos.
“Sou professora e trabalhei há muitos anos na zona rural. Cheguei aqui quando a escola ainda era isolada, já trabalhei em muitos lugares como Tracajatuba 2 e 1 até chegar aqui no Itaubal. Estou muito feliz pela homenagem, só tenho a agradecer a organização do evento”, disse a aposentada.
Delegacia de Itaubal
Recém-inaugurada, a primeira delegacia do município integra a Rede de Atendimento à Mulher (RAM). Na nova estrutura funciona a Sala Lilás, espaço que presta atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e, que recebeu o nome de Celiane dos Santos Picanço, moradora morta a facadas na comunidade de Carmo do Macacoari em 2018.
Serviço
A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Itaubal funciona na Avenida José Almeida, 328, bairro Central, funcionando das 7h30 às 13h30. Contato pelo número: (96) 98402-5046
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!