Rádio Difusora de Macapá completa 77 anos sendo a voz histórica e cultural do povo amapaense
Celebração do aniversário na segunda-feira, 11, teve culto ecumênico e homenagens na Câmara de Macapá e no Senado.
A emissora, que nasceu em 1946, passa atualmente por um processo de modernização e reestruturação
Emissora de rádio mais antiga do estado, a Rádio Difusora de Macapá, reconhecida como a voz histórica e cultural do povo amapaense, completou na segunda-feira, 11, 77 anos de contribuição informativa na região amazônica. Um culto ecumênico, celebrado por líderes de diversas religiões, reuniu radialistas e profissionais da comunicação que fazem parte da história de quase oito décadas da rádio, como Terezinha Fernandes, Humberto Moreira, Aníbal Sergio, Paulo Sérgio e Celso Rabelo, entre outros comunicadores.
A diretora da Rádio Difusora, Ana Girlene, destacou o prazer de enfrentar o desafio de administrar a emissora considerada patrimônio do povo amapaense, reforçando o compromisso de preservar as memórias e deixar um legado positivo.
"Estar à frente da Rádio Difusora significa uma enorme responsabilidade. É um grande desafio profissional, pois é a primeira vez que assumo uma posição de gestora. Este é um momento que envolve resgatar a história e valorizar todos que contribuíram para 77 anos da emissora. Ao mesmo tempo, é preciso preparar as bases para a modernização, para que a Difusora cresça e expanda, alcançando novos ouvintes. Portanto, modernizar e concretizar a migrando para FM, além de estar presente de forma marcante nas redes sociais, essa é minha responsabilidade”, enfatizou Ana Girlene.
A apresentadora, Terezinha Fernandes, compositora do hino oficial de Macapá, ficou emocionada com a celebração. “A rádio é a minha casa. Aqui estão minhas pegadas, minhas digitais, meu sorriso”, celebrou.Teka como é conhecida carinhosamente pelos ouvintes, relembrou o início do seu programa "Ponte Área", que estreou em 1º de setembro de 1996 e impactou a vida de muitos amapaenses durante vários anos.
“Tinha o campo, tinha história, tinha pesquisa, tinha desafios, porque são quatro horas de programa, né? Aí você precisava ver com carinho. Todo dia chegavam várias cartas. Vinham do interior e de muitos cantos de nossa região, eram milhares. Então hoje, eu devo ter umas vinte mil e trezentas, ou sei lá quantas mil cartas, em casa. Isso é o Ponte Aérea”, ressaltou.
A celebração na emissora, que é a voz oficial do Governo do Amapá e contou com a presença da Secretária de Estado da Comunicação, Ilziane Launé, além do ato religioso e foi marcada também por muita música e depoimentos.Homenagens
Os jornalistas Janete Carvalho e Paulo Silva, ex-diretor e um dos mais antigos radialistas da emissora, representaram a Rádio Difusora na programação do Amapá 80 anos, que ocorreu no Senado Federal, em sessão solene que também fez referência à história da rádio no estado, e contou com exposição da história cultural e de produtos do Estado.
A próxima programação especial da emissora será durante a 52ª Expofeira do Amapá, de 29 de setembro a 8 de outubro. A Rádio Difusora estará com um estúdio no Parque de Exposições da Fazendinha para levar ao ar a Rádio Feira com a cobertura diária de todos os acontecimentos na maior feira agropecuária, de negócios e lazer do estado.
Breve histórico
Este ano o Amapá celebra os 80 anos como Território Federal, quando se desmembrou do estado do Pará. A história conta que foi pensado criar um veículo de comunicação para transmitir e expandir informações aos amapaenses. Assim em 1946, foi fundada a mais antiga emissora em exercício no estado, a Rádio Difusora de Macapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!