Parceria entre Iapen e Sesc Amapá leva atendimentos odontológicos para servidores e apenados
A unidade móvel do projeto ‘OdontoSesc’ fará mais de 3 mil atendimentos de urgência e prevenção durante 6 meses.
Para os apenados serão priorizados os atendimentos de urgência, em levantamento interno já realizado pelo Iapen
Uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-AP) vai oportunizar o acesso à tratamento odontológico de prevenção e urgência para apenados e servidores.
O acordo de cooperação entre as instituições foi assinado na sexta-feira, 15. A unidade móvel "OdontoSesc" ficará dentro do presídio por seis meses. Nesse período, também serão realizadas campanhas, rodas de conversa, aplicação de flúor e orientações preventivas relacionadas à saúde bucal.
Os atendimentos contam ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que ofertará especialistas para a realização de procedimentos mais complexos, como cirurgias e extrações.
O atendimento inicia pelos servidores a partir de segunda-feira, 18, das 8h às 14h. Para os apenados, serão priorizados os atendimentos de urgência, após levantamento interno já realizado pelo Iapen.
Com capacidade para realização de 4 procedimentos simultâneos, a unidade totalizará ao fim da parceria, mais de 3 mil internos contemplados.
A diretora regional do Sesc Amapá, Êmilie Pereira, reforça que a união entre as instituições públicas e privadas possibilita a entrega de qualidade de vida, segurança e saúde bucal para a população carcerária.
"É um projeto que traz muita satisfação para o Sesc, pois atua com pessoas que estão em vulnerabilidade social e privadas de liberdade. A unidade levará a assistência para todas as pessoas que precisam e estão dentro do Iapen”, reforça Êmilie.
Atualmente, o Iapen conta com duas cadeiras odontológicas, uma na ala feminina, e outra na masculina. A coordenadora de tratamento penal do Iapen, Anny Silva, conta que a parceria é um momento histórico para o sistema carcerário amapaense.
"Temos uma necessidade muito grande de atendimento odontológico para os internos. Com uma cadeira para quase 1,8 mil internos, não conseguimos atender efetivamente. Com a unidade móvel, poderemos de fato ofertar o serviço. É fantástico", ressalta Anny.
A carreta móvel, além de suprir uma das principais demandas de saúde dos apenados que é a assistência odontológica, também vai melhorar o fluxo de atendimento público, promovendo economia de tempo e recursos ao sistema de saúde do estado.
"Temos apenados que nunca passaram por um atendimento odontológico. Com essa medida o Governo vai dar mais eficiência ao serviço, diminuindo o sofrimento da nossa população carcerária e o número de escoltas para ações externas. Assim, desafogando as filas dos atendimentos públicos", destacou o diretor-geral do Iapen, Luiz Carlos Gomes.
A secretária adjunta de Assistência e Saúde da Sesa, Tânia Vilhena, pontua que uma das prioridades da atual gestão é a garantia dos direitos humanos, da universalidade e da integralidade do cuidado à saúde da população em todos os níveis.
"Com cirurgiões dentistas e especialistas do Centro de Especialidade Odontológica do Estado [CEO] iremos ofertar aos internos do Iapen um atendimento especializado das suas necessidades odontológicas, onde os apenados serão acompanhados do início ao fim", afirmou Tânia.
Unidade móvel
A unidade é estruturada com quatro cadeiras odontológicas, central de esterilização, cabine para a realização de raios X e escovódromo. Entre os procedimentos ofertados estão a clínica básica, com restauração, cirurgia oral menor, profilaxia, aplicação de flúor e raspagem de tártaro. Pensada para segurança e inclusão de todos os públicos, a carreta também possui uma porta somente para acessibilidade de cadeirantes ao espaço interno.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!