Governo do Estado promove capacitação para 116 agentes do Sistema Único da Assistência Social do Amapá
Treinamento sobre gestão do trabalho e educação permanente é destinado aos conselheiros e trabalhadores do Suas dos 16 municípios.
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, acontece no auditório do Museu Sacaca
O Governo do Amapá está promovendo uma capacitação para 116 agentes do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam no estado. Com o tema: Conhecendo os caminhos da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas, o workshop, de dois dias, acontece no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, através da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas (GTEP), é destinada aos gestores, conselheiros e trabalhadores do sistema, dos quadros municipal e estadual.
A especialista, Gisele Carraro da Silva, da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, destacou em suas palestras os temas: Gestão do Trabalho: Conceito, Princípios e Diretrizes, Gestão do Trabalho: Mecanismos de Negociação e Participação e Desafios para a Implantação e Implementação da Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Brasil.
A programação marca o início do processo de qualificação e apoio técnico do Governo do Amapá às gestões municipais, para assegurar a autonomia e o protagonismo dos trabalhadores de acordo com as necessidades apresentadas em cada município, através da profissionalização da assistência social.A coordenadora em exercício da Coordenadoria de Formulação e Gestão da Política de Assistência Social (CFGPAS), Ester Lima, explicou que o treinamento busca a melhoria na qualidade do atendimento aos usuários do Suas. “É de extrema importância que os gestores, trabalhadores e conselheiros conheçam todas as normas, diretrizes e procedimentos para desenvolverem adequadamente suas atividades nos municípios”, afirmou.
Para Tatiane Costa, técnica de referência da GTEP, de Pedra Branca do Amapari, o evento propicia aos representantes dos 16 municípios a troca de experiências e a socialização de conhecimento. “Agradecemos ao Governo do Amapá e Secretaria de Estado da Assistência Social por este evento que nos qualifica para multiplicar os aprendizados em nossos respectivos municípios”, destacou.
A secretária de Estado da Assistência Social, Aline Gurgel, destacou a importância em mobilizar os agentes para que, através da formação permanente, seja possível ofertar serviços de qualidade a todos os usuários amparados pela política de assistência social.
“Trabalhador qualificado, com formação e com conhecimento entrega um serviço de qualidade a toda a comunidade, inclusive para as pessoas em localidades distantes da capital”, concluiu.
A gestão do trabalho para aprimorar o sistema e a qualidade da oferta dos serviços para consolidar o direito socioassistencial é essencial para o Suas e para alcançar os objetivos da Política Nacional de Assistência Social, é necessário compreender a Gestão do Trabalho como uma área estratégica do sistema, que implica diretamente na qualidade dos serviços que se aplica na aprovação da Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Suas.A capacitação encerra nesta terça-feira, 19, com a apresentação da experiência exitosa do município de Pedra Branca do Amapari, e a oficina: Construção do Plano de Trabalho.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!