Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado capacita profissionais de saúde de Macapá para atuarem no atendimento de acidentes com animais peçonhentos

Treinamento iniciou nesta terça-feira, 19, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS).

Por Mônica Silva
19/09/2023 16h14

Objetivo é orientar os profissionais quanto ao manejo, controle e armazenamento de soros, além do lançamento notificações no Sinan

O Governo do Amapá está capacitando profissionais de saúde para atuarem no atendimento de acidentes com animais peçonhentos. Desta vez, o treinamento é voltado aos médicos, enfermeiros e técnicos que atuam nos distritos e nas unidades de saúde do município de Macapá.

Coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), a capacitação iniciou nesta terça-feira, 19, no auditório da instituição, e seguirá com programação até esta quarta-feira, 20. O distrito do Bailique deverá implantar o atendimento na região com tratamento específico, após a reciclagem.

O objetivo da ação é orientar os profissionais de saúde quanto ao manejo clínico, controle e armazenamento de soros, como também, à análise das notificações lançadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A superintendente em exercício da SVS, Claudia Monteiro, destaca que a prioridade do Governo do Estado é preservar a saúde da população.

“A capacitação ocorre para que as pessoas, picadas ou mordidas por animais peçonhentos, recebam tratamento específico com soros antivenenos em tempo hábil, evitando assim, a necessidade de transporte dos pacientes para Macapá, diminuindo o risco de complicações e sequelas pós acidentes”, concluiu a superintendente.

De acordo com Thaís Marques, médica veterinária do Programa de Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos da SVS, a atualização desses profissionais é importante pela gravidade dos acidentes. O profissional precisa estar preparado para o atendimento.

“A administração precoce do soro antiveneno, específico para cada tipo de acidente, é fator fundamental para o sucesso do tratamento, sendo, portanto, de muita importância a identificação correta do tipo de animal causador do acidente”, explica. 

O vereador, Edinoelson Careca (Pros), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Macapá (CMM), participou da abertura do evento e na ocasião, agradeceu ao Governo do Amapá pela iniciativa que também vai atender a comunidade do Bailique.

“Tenho acompanhado as políticas públicas direcionadas ao Bailique e essa é mais uma ação do Governo que vai sem dúvida ajudar a salvar vidas”, disse o vereador.

Animais peçonhentos

Animais peçonhentos são aqueles que produzem peçonha (veneno) e têm condições naturais para injetá-la em presas ou predadores. Essa condição é dada naturalmente por meio de dentes modificados, aguilhão, ferrão, quelíceras, cerdas urticantes, nematocistos entre outros.

Os que mais causam acidentes são algumas espécies de serpentes; escorpiões; aranhas; lepidópteros (mariposas e suas larvas); himenópteros (abelhas, formigas e vespas); coleópteros (besouros); quilópodes (lacraias); peixes e cnidários (águas-vivas e caravelas).

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é realizado com base na identificação do animal causador do acidente e com a sintomatologia apresentada pelo paciente. O tratamento é específico com soro antiveneno, de acordo com cada espécie de animal peçonhento e com a gravidade do caso. Todos os tratamentos e atendimentos são oferecidos, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Primeiros socorros

Quando ocorrer o acidendente com animais peçonhentos as ações de primeiros socorros são as seguintes: lavar o local da picada com água e sabão; não fazer torniquete ou garrote, não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida, nem aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções; não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo, como é costume em algumas regiões do país; levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento adequado.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!