Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá capacita profissionais da saúde para uso de aplicativo que auxilia no diagnóstico de câncer de boca

Treinamento de dois dias, que encerrou nesta quinta-feira, 21, teve momentos práticos e teóricos para uso do “Tele-estomatologia Amapá”.

Por Andreza Teixeira
21/09/2023 15h04

A ferramenta vai auxiliar no diagnóstico e tratamento do câncer de boca, cabeça e pescoço no estado

O Governo do Amapá capacitou, durante dois dias, profissionais que atuam no atendimento da saúde bucal nos municípios, para o diagnóstico em estomatologia. A atividade, que encerrou nesta quinta-feira, 21, faz parte das ações pelo lançamento do aplicativo "Tele-estomatologia Amapá", que vai auxiliar na construção da rede de diagnóstico e tratamento do câncer de boca, cabeça e pescoço entre outros.

O Amapá é o primeiro da Região Norte a contar com a ferramenta, que faz parte da política de reestruturação e modernização da saúde pública do estado, tratada como prioridade pelo governador Clécio Luís.

Durante o treinamento os servidores foram instruídos para manusear o aplicativo de forma correta e eficaz, e também sobre os exames clínicos que devem ser realizados e os principais achados que podem identificar um possível câncer. 

A coordenadora Estadual de Saúde Bucal, Cássia Klein, ressaltou a importância de qualificar os profissionais amapaenses. "Não estamos investindo apenas em tecnologia, mas em aprimoramento de nossos profissionais através do conhecimento humano, para criar uma rede de atendimento altamente qualificada”, afirmou.

Segundo a cirurgiã dentista, Camila Fialho, o aplicativo e a capacitação são ferramentas importantes para o diagnóstico preciso e precoce, principalmente para nivelar o conhecimento entre os profissionais.

“O aplicativo vem para somar no que temos de maior dificuldade em realizar, que é o diagnóstico preciso. Com o uso do sistema vamos conseguir ter acesso aos pacientes de comunidades mais remotas, proporcionando o estudo de caso com a equipe de consultores, que vai nos auxiliar a fazer o diagnóstico de forma mais célere possível”, pontuou a cirurgiã dentista.

Carmen Miranda, responsável técnica de saúde bucal do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Amapá e norte do Pará, que abrange cerca de 15 mil indígenas, destaca que a nova ferramenta trará mais resolutividade aos atendimentos.

“Esse curso é importante para o paciente e para o profissional que estão em áreas remotas, que às vezes se depara com alguma lesão e não sabem identificar e nem o que fazer. Toda essa rede que está sendo formada é maravilhosa e vai contribuir muito para o nosso trabalho. Com certeza é uma ferramenta que vamos utilizar bastante”, comentou.

As atividades de capacitação aconteceram nos dias 20 e 21 de setembro e foram divididas em momentos práticos e teóricos, ministradas pelos consultores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que são os responsáveis pela criação e desenvolvimento do aplicativo.

"Tele-estomatologia Amapá"ACESSE AQUI

É uma ferramenta que busca melhorar o acesso dos cidadãos a serviços de qualidade, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso, como é o caso das comunidades mais distantes do centro de Macapá.

Através do aplicativo, os profissionais da área da saúde podem registrar detalhes sobre o paciente e o tratamento empregado, e profissionais de todo o Brasil podem ter acesso, consultando a plataforma para avaliar e auxiliar nos diagnósticos. 

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!