52ª Expofeira do Amapá terá espaço construído por indígenas para celebrar cultura dos povos tradicionais
O ambiente é um dos dez espaços culturais idealizados pelo Governo do Amapá no Parque de Exposições da Fazendinha.
Ambiente foi idealizado para evidenciar a cultura indígena
A 52ª Expofeira do Amapá terá um ambiente que vai celebrar a cultura dos povos tradicionais, com exposições artísticas e apresentações culturais. A Maloca dos Povos Originários do Amapá e Norte do Pará fica no Parque de Exposições da Fazendinha e foi construída por representantes das etnias Wayana, Apalai, Paliku e Waiãpi.
O ambiente é um dos dez espaços culturais idealizados pelo Governo do Amapá na Expofeira para apresentações de artistas e atrações culturais amapaenses, selecionadas por meio de edital da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
A maloca teve o telhado construído a partir de folhas de açaízeiro, entrelaçadas entre si, garantindo firmeza para a estrutura, como tradicionalmente é feita nas aldeias. Depois de unidas, elas são amarradas à estrutura de madeira com cipós de palha.
"É muito significativo estarmos aqui, construindo esse espaço. É a primeira vez que estou na Expofeira e teremos a oportunidade de mostrar não só nossa arte, mas os ritos e nossa cultura para os não indígenas", conta o artesão da aldeia Kuahí, Vanderson Iaparra, da etnia Paliku, que também integrará a programação.
A Expofeira voltou!
De volta após quase 10 anos, a 52ª edição da Expofeira do Amapá vai acontecer de 29 de setembro a 8 de outubro, em Macapá. A feira volta para o local que recebe a festa há mais de 50 anos: o Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul da capital.
Realizada pela última vez em 2015, a maior feira de negócios do estado volta acontecer como uma grande vitrine de produção e inovação do setor primário do Amapá, oportunidade de fazer negócios e reunir serviços voltados para o empreendedorismo, esporte e lazer.
A expectativa do Governo é receber 700 mil visitantes nas 10 noites de programação. No local, serão cerca de 800 stands mostrando o trabalho de diversos setores econômicos (comércio, indústria, serviços, agropecuária, cultura e startups), utilizando uma área de 330 mil metros quadrados.
O evento ainda contará com exposição e comercialização de animais de grande e pequeno porte, bem como compartilhamento de técnicas de manejo e reprodução assistida. Além de capacitação em diversos segmentos nos espaços de treinamento que funcionarão nos pavilhões de negócios, haverá apresentação de novas tecnologias para o setor produtivo, da colheita com máquinas à irrigação automática.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!