52ª Expofeira do Amapá traz viagem pela história e cultura dos municípios em pavilhão dedicado à criação do ex-Território
'Pavilhão Amapá 80 Anos' destaca belezas e potenciais turísticos de cada região do estado.
Pavilhão traz viagem pela história, cultura e turismo das regiões do Estado e seus 80 anos de desenvolvimento
Um pavilhão inteiro da 52ª Expofeira apresenta a cultura dos 16 municípios para o público que participa da programação no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, até 8 de outubro. O Governo do Estado idealizou o ‘Pavilhão Amapá 80 Anos’ para contar a história de criação do ex-Território e sua trajetória até os dias atuais.
Os stands foram ocupados com diversas expressões culturais, turísticas e econômicas dos municípios, que apresentaram histórico, degustação da gastronomia local e políticas públicas de desenvolvimento.
Quem passeou pelo ambiente se deparou com uma variedade cultural única e expressiva do jeito amapaense de ser. A estudante de Letras, Larissa Silva, de 22 anos, aproveitou as exposições para conhecer municípios mais distantes e apreciar as belezas da região, expressas em fotografias.
"Tá muito bonito, mostrando a cultura, a arte, é um espaço muito rico culturalmente. Aproveitei a exposição das pinturas, fotografias dos municípios, como Oiapoque, onde eu não conhecia os artistas, vim para passear e estou adorando", conta a jovem.
Entre os municípios, Pedra Branca do Amapari aproveitou o momento e visibilidade da Expofeira para apresentar o projeto Gotas de Vida, que tem a proposta de levar água potável para regiões de difícil acesso. O vice-prefeito, Marcelo Santos, esteve presente no stand recebendo o público.
"É uma iniciativa que propõe uma água com pH muito melhor do que o da água mineral e essa água é distribuída na região, ajudando na agricultura, no consumo, entre outras atividades. Além disso, trouxemos um pouco o nosso turismo, nossos serviços, estamos mobilizando toda uma equipe nesses 10 dias de Expofeira", conta Santos.
Santana
Para a apresentação, o município trará uma temática diferente por dia abordada pelas secretarias da cidade. A apresentação de abertura ficou por conta do setor educacional, com informações sobre o I Simpósio Intervencional de Educação de Santana.
Itaubal, Pracuúba e Amapá
Os municípios de Itaubal, Pracuúba e Amapá trouxeram degustação para a feira, como queijos, geleias, manteigas, bolinho de gurijuba e doces.
Os espaços apresentaram a gastronomia e os potenciais turísticos das regiões, que irão expor durante os 10 dias de programação da 52ª Expofeira Agropecuária do Amapá.
Laranjal do Jari
O município no sul do Estado aproveitou o momento para apresentar o artesanato e as iguarias. O espaço traz a apresentação da história da região e serviços ofertados no local.
"Estamos com um stand aqui, ocupando esse espaço para apresentar a todos os visitantes da Expofeira o nosso município e suas belezas. É uma valorização da nossa economia e da nossa cultura", reforça o secretário de Cultura de Laranjal do Jari, Jairo Santos Silva.Serra do Navio
Para celebrar os 80 anos de Amapá, Serra do Navio trouxe as datas históricas de celebração do município, passando pela criação do município, fatos marcantes historicamente e culturalmente, como a criação da Canção de Serra do Navio, instalações de empresas estrangeiras e o desenvolvimento da região.
O pavilhão mantém as exposições dos municípios permanentes durante os 10 dias de Expofeira com muita diversidade e alegria para os visitantes viajarem pela história do Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!