Empreendedora da Guiana Francesa traz experiência com produção de chocolates para a 52ª Expofeira do Amapá
Drupa Angénieux busca mostrar sua produção, firmar parcerias e conhecer empreendimentos amapaenses.
Drupa faz chocolates à base de cacau proveniente do Peru
A empreendedora guianense Drupa Angénieux, conhecida pela produção artesanal de chocolate que encanta paladares na Guiana Francesa, trouxe seu talento e iguarias até a 52ª Expofeira do Amapá. O evento incentiva a cooperação transfronteiriça entre o Amapá e a Guiana Francesa, evidencia também a riqueza cultural e gastronômica do departamento francês.
Drupa Angénieux trabalha com cacau há duas décadas e sua plantação do fruto conta com variedades provenientes do Peru. É o berço do renomado chocolate Theobroma, cujo processo de fabricação ela domina desde a fermentação até a confecção dos tabletes.
Além das tradicionais influências guianenses, Drupa adiciona toques brasileiros em suas criações, incorporando frutas locais, café, gengibre e o exótico "wara", o tucumã. Sua abordagem ousada também se reflete na criação de um chocolate em barra usado para fazer chocolate quente, utilizando 100% de cacau.
O chocolate tem feito sucesso entre os visitantes da Expofeira. A auxiliar administrativa Alcilene Ferreira, 50 anos, compartilhou sua experiência ao provar o inusitado chocolate com gengibre. Com entusiasmo, ela expressou.
“Eu adorei o chocolate, adoro gengibre e essa combinação é muito gostosa. Esse intercâmbio é muito importante pra gente conhecer outras culturas”, contou Alcilene.
Parcerias franco-amapaensesA empreendedora, além de compartilhar seu conhecimento na produção de chocolate, está em busca ativa de parcerias.
“Durante minha estadia no Amapá, quero explorar oportunidades para trocar experiências e estabelecer colaborações com nomes reconhecidos daqui, como a Chocolates Cassiporé", afirma Drupa.
A empreendedora aponta como negócio de sucesso em solo amapaense a empresa Chocolates Cassiporé, que produz iguarias com cacau selvagem, da floresta de várzea do município de Oiapoque.
Cooperação Transfronteiriça
A participação de Drupa Angénieux na Expofeira do Amapá destaca não apenas suas conquistas individuais, mas também a cooperação efetiva entre o Amapá e a Guiana Francesa. O evento promovido pelo Governo do Estado se consolidou como um catalisador para o intercâmbio cultural e econômico entre as duas regiões.
"Minha jornada desde a Guiana Francesa até o Amapá é mais do que uma exposição de chocolate; é um testemunho da riqueza que surge quando as fronteiras são superadas em busca de sabores e colaborações inovadoras", afirma a chocolatière.
A 52ª Expofeira do Amapá tem sido um palco para histórias como a de Drupa Angénieux, onde o cacau da Guiana Francesa encontra o calor acolhedor do Amapá, criando uma narrativa de cooperação e crescimento.
Ela voltou!
Após oito anos, a Expofeira do Amapá está de volta para fortalecer a economia, o turismo e a cultura. São dez dias de programação no Parque de Exposições da Fazendinha, com rodadas de negócios, atrações culturais, gastronomia e muito mais.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!