52ª Expofeira do Amapá oferta serviços para pessoas com o espectro do autismo
Carteira do TEA, doenças ocultas, e o Cordão de Girassol podem ser solicitados no box do Super Fácil das 18h às 21h.
Os serviços gratuitos são ofertados no Parque de Exposições da Fazendinha até dia 8 de outubro
O Governo do Amapá possibilita a inclusão e acessibilidade a serviços do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil) na 52ª Expofeira. A Sala TEAcolho, para pessoas com o espectro do autismo e doenças ocultas, funciona nas dependências do Parque de Exposições da Fazendinha até dia 8 de outubro. Os atendimentos são gratuitos.
A servidora pública Marcileide Barbosa comemorou ao ver o espaço do Super Fácil em sua visita a Expofeira. A alegria maior foi encontrar a identificação da Sala TEAcolho para serviços que ela buscava para seus filhos Jonatan e Juliane de 28 anos e 23 anos, respectivamente. Eles possuem deficiência auditiva e o Cordão do Girassol é importante para para cidadania, garantia de direitos e identificação, além da carteira de doenças ocultas. O serviço é prestado das 18h às 21h.
“Achei maravilhoso esta prestação de serviços dentro da 52ª Expofeira do Amapá e não perdi esta oportunidade para a emissão de direitos dos meus dois filhos”, ressaltou Marcileide.
O Cordão de Girassol identifica pessoas com deficiências ocultas, como auditiva e de fala, além de fibromialgia, doença de Crohn, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), esclerose múltipla, e o autismo.
A diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo Santana reforça o quanto esse atendimento é especial e prioritário na prestação de serviços da rede Super Fácil.
“Dentro da política pública de cidadania oferecer estes serviços é um dever nosso imprescindível e chega até ser emocionante, ainda mais a prestação de serviços dentro do Parque de Exposições da Fazendinha com a 52ª Expofeira do Amapá que voltou depois de oito anos”.
Veja a documentação necessária para emissão da carteira de identificação:
- Carteira de Identidade e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da pessoa com autismo e do responsável legal;
- Comprovante de residência atualizado;
- 2 fotos 3x4 atualizadas e com fundo branco;
- Tipagem sanguínea da pessoa com autismo;
- Laudo emitido por profissional especializado, com indicação do Código Internacional de Doenças (CID 10) correspondente ao transtorno identificado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!