Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

'Cápsula do Tempo' registra depoimentos de visitantes da 52ª Expofeira para celebrar o futuro do estado

Espaço recebe declarações, memórias e projeções para o centenário de criação do ex-território do Amapá.

Por Rafaela Bittencourt
02/10/2023 19h00

Após a Expofeira, a Cápsula irá percorrer os 16 municípios do Amapá

Para compor as celebrações de 80 anos de criação do ex-Território do Amapá, o Governo do Estado trouxe para a 52ª Expofeira o projeto Cápsula do Tempo, que irá registrar em vídeo, relatos dos visitantes sobre suas projeções para o futuro do Amapá.

A cápsula será 'aberta' no centenário de criação do ex-Território, daqui há 20 anos. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e traz como proposta um registro virtual feito por estrutura própria, que está disponível no pavilhão 'Amapá 80 Anos', no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. 

Após a feira, o artefato virtual irá circular nos 16 municípios do estado coletando relatos, vivências e desejos, que serão apreciados e se tornarão conhecimento para as novas gerações de amapaenses. A ideia é garantir uma coletânea de vídeos que componham um acervo com a cara do povo tucuju.

"Estamos gravando com uma diversidade de pessoas porque essa é a premissa do projeto Incluir. Inclusão de ideias, de desejos, de amores, inclusão do que a gente deseja para o nosso Amapá. Será difícil escolher os melhores, pois, todos são tão ricos de histórias e sentimentos por essa terra, que nos emociona", conta a produtora audiovisual, Ana Vidigal, que acompanha as gravações.

Recepção do público

A Cápsula do Tempo ganha ainda mais dinamismo cultural por receber depoimentos de todos os tipos de pessoas. O público está interessado em deixar o seu recado para o futuro, com a esperança de viver o que projetou no depoimento. Este é o caso da estudante, Elciméry França, de 18 anos, que demonstrou na sua fala o orgulho de morar e ser do Amapá, com a expectativa que no futuro, a nova geração sinta a mesma vibração que ela ao expressar seu desejo na Cápsula do Tempo. 

"É importante eu me ver nesse vídeo, falar um pouco da cultura da minha região, da dança, do Amapá, além de falar de mim, como cidadã. Gostei da iniciativa e espero poder ver esse vídeo daqui a 20 anos", conta a estudante.

Quem também passou pelo Pavilhão Amapá 80 Anos foi a escritora amapaense, Esmeraldina Santos, que depositou um pouco da sua obra e história na Cápsula do Tempo. 

"A Cápsula do Tempo, com certeza é algo que vai alcançar o mundo, vai ficar na história, então é algo que muita gente pode acessar, conhecer os livros que citei aqui, conhecer meu trabalho no futuro", conta a escritora.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!