52ª Expofeira do Amapá: ação educativa orienta visitantes sobre prevenção e cuidados com a Dengue, Chikungunya e Zika
Apresentações feitas por técnicos do Lacen, ocorrem no estande da SVS, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
O público pode observar, através de microscópio e lupa, as características do Aedes Aegypt
A programação da 52ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, inclui centenas de atividades, entre elas ações educativas. Quem passa pelo estande da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, até o próximo domingo, 8, pode acompanhar a exposição sobre os riscos do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika.
No espaço, os visitantes recebem orientações das equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) sobre a importância de manter os quintais limpos, evitar água parada e sobre os cuidados gerais que todos devem ter para evitar a proliferação do mosquito.
Durante as apresentações o público pode observar, através de microscópio e lupa, as características do mosquito causador das doenças. “Eu quis ver de perto o Aedes aegypti, agora já sei até a diferença dele para outros tipos de mosquitos”, disse a estudante Abia Moura, de 9 anos.
O equipamento também chamou a atenção do João Souza, que se encheu de curiosidades ao passar pela exposição. “Eu não ia parar, mas vi alguns mosquitos em cima da mesa e fiquei olhando de longe, então fui convidado para entrar, aprendi muito e tirei várias dúvidas”, comentou o estudante.A ideia da mobilização é alertar que, quanto mais cedo identificar os sinais e sintomas, e buscar o serviço de saúde, mais rápido é o diagnóstico e o desfecho adequado para redução dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya.
A intenção é que todas essas atividades não fiquem restritas somente no ambiente da Expofeira, mas que os visitantes atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências e demais locais de convivência, no trabalho e na cidade.
“Esse trabalho que estamos realizando em é uma forma de prevenção. Explicamos de que forma é contraída a dengue e a maneira correta para combater o mosquito, eliminando os criadouros nos domicílios”, explicou a diretora do Lacen, Lindomar dos Anjos.
Também estão sendo entregues material informativo com explicações simples e claras dos ciclos do mosquito e de transmissão, além de dicas para eliminar os criadouros do mosquito.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!