Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá apresenta técnica de cultivo e plantio sem contato com o solo na 52ª Expofeira Amapá

Sistema hidropônico é atração na Unidade Demonstrativa de Produção Rural, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Weverton Façanha
02/10/2023 12h56

Técnica utiliza garrafas pets, água e adubo com caroços de açaí em decomposição, para o cultivo de hortaliças

A técnica de cultivo e plantio sem contato com o solo presente em várias partes do mundo é uma das atrações apresentadas pelo Governo do Estado, na Unidade de Produção Rural da 52ª Expofeira do Amapá, que acontece até domingo, 8, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O sistema hidropônico, utiliza garrafas pets, água e adubo com caroços de açaí em decomposição, para o cultivo de hortaliças. O método, que também é apresentado com tubos, tecidos e isopor, está sendo aplicado pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap).

A hidroponia significa trabalho na água, ou seja, a horta dispensa o uso do solo para se desenvolver e pode ser preparada em local com pouco espaço. A apresentação do cultivo hidropônico, tem objetivo de incentivar os produtores da área urbana a utilizar a técnica, pois o custo é acessível e produz hortaliças de qualidade e sem a utilização de substâncias químicas.

“Aqui é apenas uma demonstração de um método que o produtor pode trabalhar para melhorar a produção e reduzir custos; além de usar um espaço reduzido e ainda envolver diversos arranjos”, afirmou o engenheiro-agrônomo, Wescley Mendes.

O cultivo é montado em estrutura suspensa e o sistema apresenta a água com solução nutritiva que é armazenada em caixas d’águas e distribuída por meio de tubulações com o auxílio de uma bomba.

Na mini fazenda dentro da Expofeira, as hortaliças utilizadas na demonstração são alface e cebolinha, que em cerca de 30 dias, está pronta para consumo e comercialização. No modo tradicional de cultivo no solo, o período mínimo é de 45 dias.

Outro objetivo da atividade é mostrar que o sistema também pode ser utilizado pelo cidadão que deseja ter uma horta em casa para consumo próprio, por utilizar pequenos espaços e se adapta a qualquer tipo de clima. Em um período que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação, métodos inovadores e simples são alternativas para consumo saudável.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!