Governo do Estado realiza mais de 1,5 mil atendimentos de cidadania pelo Super Fácil na 52ª Expofeira do Amapá
Foram oferecidos vários serviços, todos gratuitos, entre eles de emissão de carteira de identidade que superou mais de 900 processos.
Também houve serviços de emissão de CPF, Cartão do SUS, além do TEAcolho, para pessoas com autismo e doenças ocultas
Além de garantir oportunidades de empreendedorismo, negócios e entretenimento, os serviços de cidadania também foram amplamente oferecidos pelo Governo do Estado na 52ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC - Super Fácil), que encerrou os trabalhos neste sábado, 7, nos nove dias do evento, foram mais de 1.500 atendimentos com emissão de 1ª e 2ª vias de Carteira de Identidade (RG), CPF e Cartão do SUS, além do TEAcolho, para pessoas com autismo e doenças ocultas.
Só na emissão de RGs, foram mais de 900 emissões. Um verdadeiro sucesso da ação que objetivou facilitar o acesso aos documentos às populações próximas do Parque de Exposições da Fazendinha e das redondezas. Mas também alcançou moradores de outras comunidades.O motorista Ari Daniel, morador do distrito de Anauerapucu, município de Santana, veio à Expofeira para trabalhar, porém trouxe toda a família para a diversão. Quando soube da ação, resolveu tirar a identidade dos filhos e sobrinhos:
“Quando eu soube, corri para juntar os documentos necessários dos nossos pequenos. E fiquei feliz, pois é um custo a menos, já que é tudo gratuito. O Governo do Amapá está realmente de parabéns e agora é só esperar as identidades ficarem prontas”, celebrou o motorista.
As identidades ficam prontas em torno de 30 a 35 dias, pois ainda passam pela avaliação do processo pela Polícia Científica do Amapá (PCA), parceira do Super Fácil em todas as ações. A entrega dos registros ocorrerá na Escola Estadual Jacinta Carvalho, no Distrito da Fazendinha, em data ainda a ser divulgada.“Estamos imensamente felizes com esta ação dentro da 52ª Expofeira do Amapá, pois ela superou nossas expectativas. Levar o Super Fácil à população que tem dificuldade de acesso às nossas unidades é um dos nossos principais desafios e objetivos”, destaca a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apostolo Santana.
A gestora também destacou os outros serviços como o Cartão do SUS e CPF, que também foram procurados durante os 10 dias de evento.
“As pessoas passavam no nosso box e lembravam que precisavam atualizar seu Cartão de Saúde e seu CPF, que são documentos imprescindíveis de saúde pública e situação do contribuinte no Brasil, respectivamente”, disse Renata Santana.
Em todos os dias do evento também estava presente o atendimento do TEAcolho para pessoas com o Espectro do Autismo e doenças ocultas. Foram emitidas carteirinhas e cordões do girassol, além de encaminhamentos para atendimentos posteriores nas unidades.
A vendedora, Sheila Bitencourt adquiriu o cordão de Girassol, devido à fibromialgia: “Estava trabalhando aqui no evento e consegui meu cordão de Girassol. Ele me garante direitos e me identifica”.
Outro ponto importante da ação foi a gratuidade de todos os serviços. Desde as cópias dos documentos originais, até as fotos 3x4. Tudo facilitado para que o cidadão não gaste nenhum centavo nesses serviços.Atualmente o Super Fácil possui 14 unidades no Amapá:
- Macapá: 5 unidades (Centro, Beirol, Zona Sul, Zona Oeste e Zona Norte)
- Santana
- Pedra Branca
- Porto Grande
- Serra do Navio
- Ferreira Gomes
- Tartarugalzinho
- Laranjal do Jari
- Calçoene
- Oiapoque
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!