Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Crédito de carbono e sustentabilidade são tema de debate na 52ª Expofeira do Amapá

Projeto apresentou ao público as perspectivas do mercado, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. 

Por Da Redação
03/10/2023 12h59

Palestrante falaram sobre os benefícios dos créditos de carbono para o agronegócio sustentável

O empreendedorismo e a sustentabilidade ambiental foram temas de debate na 52ª Expofeira do Amapá na noite desta terça-feira, 3. Os palestrantes Gabriel Buzzo, chefe de prospecção de terras da empresa Carbonext, e Luiz Cândido, analista sênior de prospecção, ministraram o debate no Auditório Bacabeiras, localizado no Pavilhão de Negócios e Oportunidades.

Segundo Buzzo, o mercado de carbono é importante para o produtor rural e para o agronegócio sustentável.

“Estamos aqui para trazer informação ao produtor. Somos uma empresa que atua no mercado há mais de 15 anos. Viemos aqui para mostrar que é possível o produtor de terra gerar crédito de carbono. O mercado de carbono é muito amplo. Ambientalmente falando, é você querer proteger sua área e gerar receita com seu negócio”, afirma o especialista.

A gerente especial de projetos da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Renata Seixas, afirma que a palestra sanou dúvidas dos convidados e apresentou propostas aos empreendedores rurais.

“A palestra conceituou o que é esse mercado de carbono, mostrou como o pequeno e o grande produtor rural podem utilizar esse crédito. Além disso, mostrou como é o passo a passo até chegar a venda desse bônus no mercado exterior. As dúvidas foram devidamente sanadas pelos especialistas com ampla experiência na área”, comentou a gerente.

O que é crédito de carbono?

O mercado de carbono surgiu durante a ECO-92, que foi realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992. A proposta consiste em influenciar os países que mais produzem gases do efeito estufa a reduzir essas emissões e conseguir créditos em negociações internacionais. O bônus é cedido a cada tonelada de CO2 reduzida pelo emissor.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!