Na 52ª Expofeira do Amapá, Governo do Estado empossa bolsistas que irão desenvolver projetos de pesquisa em regiões fronteiriças
Jovens irão desenvolver pesquisas das áreas socioeconômica e ambiental em oito municípios do estado.
Estudantes receberam orientações sobre o projeto
O Governo do Amapá realizou neste sábado, 7, a posse simbólica de 16 bolsistas que irão atuar em projetos de pesquisa com enfoque no desenvolvimento socioeconômico e ambiental em regiões fronteiriças do estado. A cerimônia foi realizada no Auditório Bacabeiras, no Parque de Exposições da Fazendinha, durante a 52ª Expofeira do Amapá.
Os aprovados foram escolhidos por meio de processo seletivo, que foi dividido em duas etapas. O Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFF) é um projeto fruto da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Universidade Federal do Amapá (Unifap) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.A execução desse projeto ficará a cargo de uma equipe composta por servidores técnicos e pesquisadores graduandos e pós-graduandos da universidade, que irão produzir um diagnóstico socioeconômico dos oito municípios pertencentes à faixa de fronteira do estado, para construir o documento que irá orientar futuras políticas públicas de desenvolvimento voltadas para essa região.
O secretário de Relações Internacionais, Lucas Abrahao, afirma que a parceria entre o Ministério e a universidade trará mais desenvolvimento para as regiões fronteiriças do estado.
“O nosso estado possui uma faixa muito ampla de oito municípios e o Governo do Amapá procurou o Ministério para a reativação da política estadual de fronteira e para ter um plano de desenvolvimento nessa faixa. Esses 16 pesquisadores vão fazer uma série de diagnósticos e um plano de ação para atuar nessa área”, comenta o secretário.
O vice-coordenador do projeto, professor Miguel Dhenin, comenta que a parceria irá desenvolver as regiões de fronteira do Amapá, onde as pesquisas direcionarão as políticas públicas que irão atuar no fortalecimento da região.
“A transferência de recursos federais para o nosso estado está promovendo esse avanço nas políticas da faixa de fronteira com esses trabalhos técnicos e com as pesquisas de campo. É um processo que vem amadurecendo os debates e a necessidade de conhecer essas regiões que sofreram muito durante a pandemia. Para a gente, é uma oportunidade de formar esses jovens graduandos com qualificação profissional adequada”, relata o professor.O estudante Johann Corrêa, de 20 anos, é acadêmico do curso de Relações Internacionais da Unifap. Para ele, a bolsa é uma nova oportunidade profissional, além de ser uma realização pessoal.
“É uma experiência incrível que estou tendo. É muito importante para o futuro do nosso estado, além de trazer mais incentivos para a infraestrutura dele. Essas bolsas são mais um incentivo para continuarmos na universidade”, comenta o estudante.
A estudante do mesmo curso, Wany dos Santos, de 20 anos, conta que participou de uma excursão no município de Oiapoque, onde teve a experiência de vivenciar o trabalho na prática. Ela afirma que a vaga mudou a forma como enxerga a profissão.
“No momento que a bolsa surgiu, eu tive uma grande oportunidade e ‘agarrei’ logo de cara. Quando me deparei com o tema, me identifiquei com o conteúdo, uma coisa que adoro. Particularmente, foi um momento que chegou para me direcionar dentro do curso e contribuir de forma positiva para o meu estado, pensando numa forma de integração e desenvolvimento. Esperamos superar as expectativas com nossas pesquisas”, afirma a estudante.
A Expofeira voltou!
Na última sexta-feira, 29, o Governo do Amapá deu início a 52ª Expofeira, após 8 anos, como uma grande vitrine de produção e inovação do setor primário do estado, atraindo turistas e empreendedores locais. No local, cerca de 800 estandes mostram o trabalho de diversos setores econômicos.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!