Governo do Amapá reúne amantes da astronomia para observar Eclipse Solar Anular no Monumento Marco Zero
A programação faz parte do projeto ‘Observando no Meio do Mundo’, coordenado pelo Clube de Astronomia Mirzam.
No Amapá, apenas 70% do fenômeno pode ser observado neste sábado, 14
O Marco Zero do Equador, em Macapá, se transformou em um observatório a céu aberto neste sábado, 14. O espaço do monumento reuniu amantes da astronomia no Amapá para observar o Eclipse Solar Anular, em que 70% do sol é encoberto pela lua. A programação foi coordenada pelo Clube de Astronomia Mirzam, com o apoio do Governo do Estado.
Garantindo uma boa experiência aliada a segurança, os participantes foram ensinados a fazer o uso dos telescópios. Para que não tivessem a visão afetada pelo fenômeno, foi usado filtro de hidrogênio em todas as lentes. A recomendação foi observar não mais que 30 segundos e não olhar diretamente para o sol quando terminar, fazendo o descanso da visão.
"Hoje explicamos sobre o fenômeno, disponibilizando ao público os equipamentos certos e a visualização correta desse tipo de evento para que não ocorra nenhum tipo de dano a visão e as pessoas consigam curtir a experiência da melhor forma possível", destaca o presidente do Mirzam, German Javier, sobre a programação.
A iniciativa faz parte do projeto "Observando no meio do mundo", uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Clube de Astronomia Mirzam, o qual busca trazer a astronomia para perto da população amapaense e promover o primeiro contato com a ciência.
A chefe da Divisão de Operacionalização de Projetos Especiais da Setur, Karla Carvalho, ressalta a parceria constante do Governo do Amapá com diversos projetos, entre eles o Mirzam, promovendo experiências significativas para a população, como a observação de um fenômeno astronômico.
"Depois de muitos anos parados, nós entramos em parceria com o Clube Mirzam, onde eles podem usufruir do Monumento Marco Zero como atrativo turístico. Nosso objetivo é fazer com o morador do Amapá e de outros estados possam estar se beneficiando desse momento único, que é o Eclipse Solar Anular”, comenta Karla.
Amantes da astronomia
A estudante de direito, Izabelle Penha, de 23 anos, conta que estava aguardando por esse momento há muito tempo. Ela acompanha um calendário astronômico, que contabiliza os eventos espaciais mais importantes, dentre eles, está o Eclipse Solar Anular, no Marco Zero do Equador.
"É a primeira vez que eu acompanho um eclipse. A astronomia acaba não tendo muito foco aqui no estado. Ver que o Governo do Amapá está proporcionando essa experiência, esse evento tão bonito, um espaço para este estudo é algo muito bom, que ensina a entender que não estamos sozinhos no mundo", acredita Izabelle.
A combinação eclipse solar e Marco Zero atraiu visitantes de outros pontos do mundo, como a professora Viktoria Fülöp, que nasceu na Hungria e veio ao Amapá pela segunda vez, aproveitando a oportunidade para prestigiar o fenômeno no meio do mundo.
"Estar em Macapá hoje é um privilégio, estar pisando nos dois lados do hemisfério e se sentir no centro do mundo. Aproveitei para parar, olhar para o céu e ver o eclipse solar, junto com este povo que ama o sol, ama a vida e ama as coisas as coisas naturais”, conta Viktoria
Eclipse Solar Anular
É o fenômeno que acontece quando a lua está próxima da terra. O disco lunar não consegue cobrir o disco do sol totalmente. A lua quando a frente do sol ainda deixa escapar uma borda do astro solar, em uma espécie de anel, popularmente chamado de ‘anel de fogo’. No Amapá, apenas 70% da lua cobrindo o sol pode ser observada.
Mirzam
O clube de astronomia possui um calendário que segue os eventos astronômicos. Conforme os eventos vão acontecendo, o clube se organiza para fazer atividades que proporcionem ao público a observação dos fenômenos. Em 2023, as programações contam com o apoio do Governo do Estado.
Confira como foi a observação do Eclipse Solar Anular:
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!