Governo do Amapá e Instituto Brasil Futuro levam serviços de saúde e assistência social para Itaubal
A ação 'Mais Sorrisos' e 'Impacto Humanitário' atenderam cerca de 3 mil pessoas durante dois dias.
Crianças passaram por consultas odontológicas e ganharam kits de higiene bucal
Os moradores do município de Itaubal, a cerca de 110 quilômetros de Macapá, receberam no sábado, 14, o "Mais Sorrisos", programa do Governo do Amapá que leva serviços odontológicos, de saúde e assistência social para comunidades ribeirinhas e tradicionais. Foram mais de 200 profissionais, entre técnicos e especialistas de diversas áreas, realizando consultas médicas e atendimentos.
A ação na região se juntou a 1ª edição do programa "Impacto Humanitário" no Amapá, realizado pelo Instituto Brasil Futuro (Ibraf) em parceria com a Assembleia de Deus - A Pioneira, e o mandato do senador Randolfe Rodrigues, que investiu R$ 1 milhão em recursos.
Cerca de 3 mil pessoas receberam atendimento, envolvendo mais de 400 voluntários durante dois dias de ação humanitária. A população contou ainda com distribuição de 2 mil cestas básicas, serviços de corte de cabelo, recadastramento em benefícios sociais e consultas com várias especialidades.
Crianças e adultos tiveram acesso a consultas odontológicas, inaugurando a unidade móvel da Polícia Civil do Amapá. Eles receberam ainda kits com escova de dentes e creme dental, além de orientações sobre a importância da higiene bucal. Entre os procedimentos mais procurados estava o de restauração.
"Essa ação visa atender a população em vulnerabilidade. Fizemos um estudo prévio com as principais necessidades da comunidade. Trabalhamos aqui com parceiros como a Associação Brasileira de Odontologia [ABO], que esteve presente com o programa 'Um Sorriso do Tamanho do Brasil', o Ibraf e a Assembleia de Deus. Realizamos muitas restaurações de saúde bucal", contou a primeira-dama, Priscilla Flores, cirurgiã-dentista e coordenadora do programa Mais Sorrisos.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) levou uma equipe de 50 profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), disponibilizando várias consultas com pediatras, neurologistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outras especialidades.
"Soube da ação em um grupo de WhatsApp, aproveitei para compartilhar e avisar as outras famílias. Trouxe as minhas filhas e fomos muito bem atendidas. Fizemos consultas no dentista e no médico, que estávamos precisando. Aproveitamos tudo que pudemos", comemorou a pescadora, Elinelma Pantoja dos Santos.
O programa Acolher Amapá, da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), promoveu vários atendimentos à população da região. O benefício mais procurado foi o Renda Para Viver Melhor. Os moradores puderam tirar dúvidas e realizar recadastramento.
"Recebi esse convite para essa ação e aproveitei para fazer o meu recadastramento do programa do Renda. Aproveitei o dia do meu aniversário para poder fazer e ganhar esse benefício que vai me ajudar muito", comentou a moradora Maria do Socorro, de 60 anos.
O Instituto Brasil Futuro trabalha em todo o país, promovendo iniciativas pela transformação social das comunidades tradicionais e ribeirinhas. No Amapá, o Ibraf reúne parceiros para desenvolver ações educativas, culturais e sociais.
"O Instituto Brasil Futuro reconhece a importância da união das instituições em prol da população de uma região. Por isso, o convite foi feito ao Governo do Estado para estar junto e participar com diversos serviços, ajudando quem mais precisa", ressaltou Cleiton Melo, diretor-presidente do Ibraf.
A Igreja Assembleia de Deus - A Pioneira atuou na mobilização da comunidade e de voluntários, que ajudaram em todos os serviços realizados.
"O Governo do Amapá é um parceiro importante neste projeto. Fizemos o convite para que o programa Mais Sorrisos estivesse aqui em Itaubal para atender esta população que tanto precisa de atendimentos odontológicos", disse o pastor Iaci Pelaes, um dos coordenadores da ação Impacto Humanitário.
As parcerias entre o Estado e municípios vem devolvendo dignidade à população de todas as regiões do Amapá. "Estamos muito gratos por todo o apoio que o Instituto Ibraf, Assembleia de Deus, a Pioneira e o Governo do Estado estão disponibilizando para a população de Itaubal. Um grande número de moradores participou e isso mostra a importância de mais ações como estas na região", reforçou a vice-prefeita de Itaubal, Karla Cristina Barbosa.
Itaubal foi o segundo município a receber a ação "Mais Sorrisos". O primeiro foi em Pedra Branca do Amapari, em junho deste ano, quando atendeu cerca de 1,1 mil indígenas da Terra Indígena Wajãpi com serviços especializados de saúde bucal e médica.
A iniciativa foi um convite do Ibraf ao Governo do Estado e contou ainda com o apoio da Prefeitura de Itaubal. A próxima ação do "Impacto Humanitário" será na região do Bailique, distrito de Macapá, onde também receberá os serviços do "Mais Sorrisos".
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!