Governador Clécio Luís acompanha obras do primeiro Centro de Tratamento Intensivo do Hospital de Oiapoque
Principal unidade de urgência e emergência, 24h, do extremo Norte do estado, está passando por reformas para melhor atender a população.
A previsão de conclusão da obra é para o primeiro semestre de 2024
O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve neste domingo, 15, acompanhando as obras de construção do primeiro Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Estadual de Oiapoque (HEO), principal unidade de saúde de atendimento de urgência e emergência, 24h, no extremo Norte do estado.
O hospital, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), passará a contar com 30 leitos especializados, sendo 10 para adultos, 10 neonatais e 10 infantis. A previsão de conclusão da obra é para o primeiro semestre de 2024.
“Estamos bem avançados na construção do primeiro Centro de Tratamento Intensivo que vai atender à população de Oiapoque com 30 leitos de UTI. Eles vão ajudar muito nos casos mais graves em que a pessoa depende de um leito e de uma equipe mais especializada para a manutenção da vida. Com esses leitos, vamos garantir não só o atendimento, mas diminuir o tempo de espera por vaga e transferências para a capital como ocorrem hoje”, enfatizou o governador.
A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, destacou os investimentos para melhorias na assistência aos pacientes, não só com as obras, mas também na aquisição de aparelhos de diagnóstico por imagem que o hospital irá receber, como: raio x e um arco cirúrgico que irá possibilitar cirurgias ortopédicas no município.“O CTI será um grande avanço no atendimento dos pacientes que moram em Oiapoque. São vários os investimentos na reestruturação e também na aquisição de equipamentos como um novo raio x e um arco cirúrgico virá para o município, esse aparelho facilita e auxilia os médicos em alguns procedimentos como nas cirurgias ortopédicas”, destacou Vedovelli.
Central de Parto Normal
Outro ponto que recebeu uma atenção especial da gestão foi a saúde da mulher e da criança com a instalação da Central de Parto Normal. Um ambiente dentro do Hospital de Oiapoque, dedicado ao acolhimento das mulheres e seus acompanhantes, com salas para classificação de risco e realização de exercícios que auxiliam no processo de parto natural, dando mais conforto, segurança e atendimento humanizado para mães e bebês.
Ainda na saúde neonatal, pela primeira vez está sendo ofertado os testes do olhinho e coraçãozinho na unidade. O objetivo é proporcionar diagnóstico precoce que evite o agravamento de problemas, de doenças e possíveis deficiências em recém-nascidos, sem que a família precise se deslocar até a capital para a realização dos testes, como acontecia anteriormente.
A diretora do hospital de Oiapoque, Natália Coutinho, reforçou que a atenção da gestão e a união dos servidores faz toda a diferença no serviço que é ofertado para a população. “Quando todos se juntam em prol de um compromisso maior, que é a população, os resultados são melhores e quem ganha é quem utiliza o sistema público”, finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!