Escola estadual do Amapá promove ‘aulão de halloween' preparatório para prova nacional
Ação lúdica educacional orientou sobre o teste do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece até 10 de outubro.
Professores de língua portuguesa e matemática deram dicas importantes sobre as questões da prova do Saeb
Os alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá, vivenciaram uma experiência diferente, lúdica e educacional, na manhã desta quinta-feira, 19. Todos se uniram em um “aulão” à fantasia com o tema: halloween, de matemática e língua portuguesa em preparação para provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que começa a ser aplicada nesta segunda-feira, 23, e segue até 10 de novembro.
As ações fazem parte da preparação dos alunos para o teste, coordenadas pelo Governo do Amapá e pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Na estratégia adotada pela unidade escolar foi aproveitada a data do halloween para falar do exame, reunindo alunos do 9º ano para dar dicas de português e matemática, sobre o pode que cair ou não na avaliação, segundo observou a diretora da escola, Gleiciane Corrêa.
“Essa aula pode ser um motivo a mais para que eles se sintam vistos pelos nossos professores, pela escola, fiquem mais motivados, mais atentos e principalmente mais concentrados”, afirmou.
O aluno, Brenno Maia, de 16 anos, decidiu ir fantasiado de “blue man”. Para ele, o processo é importante para o ensino e garantiu estar empolgado para fazer a prova, que será aplicada na instituição nos dias 24 e 27 de outubro, para 260 alunos.“A diretora e a coordenação acertaram. Esse momento é importante porque eles nos passam bastante conteúdos para reforçar o que já aprendemos nas matérias de português e matemática também”, afirmou o aluno.
Saeb
O Saeb é uma avaliação nacional aplicada a cada dois anos e que avalia alunos do 2º, 5º e 9º ano, além da 3ª série do ensino médio. Ela avalia competências em áreas como matemática, língua portuguesa, ciências humanas e ciências da natureza.
Os resultados da prova fornecem informações cruciais para a formulação de políticas educacionais e a identificação de áreas que necessitam de atenção especial. Este ano 26 mil alunos da rede estadual de ensino estão aptos a realizarem a prova.
Todo processo de aplicação da prova é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e a Seed desempenha um papel fundamental para a realização, cedendo o espaço físico das escolas e técnicos que ministram treinamentos para gestores e coordenadores pedagógicos da rede de ensino estadual, para que os alunos possam atingir o desempenho esperado.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!