Governo do Amapá leva 246 estudantes para disputar Jogos Escolares Brasileiros, em Brasília
Delegação amapaense vai disputar 13 modalidades, individuais e coletivas, até o dia 9 de novembro durante a competição.
O evento é classificatório para a etapa continental, que ocorrerá em dezembro, no Chile.
Com incentivo do Governo do Estado, o Amapá terá 246 atletas na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs-2023), que acontece em Brasília-DF, até o dia 9 de novembro. A competição reúne estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, de instituições de ensino público e privado, vale vaga para o Sul-Americano no Chile.
O Amapá participará nas modalidades, individuais e coletivas, de atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.
A delegação amapaense recebeu R$ 300 mil em investimentos, através da Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), em apoio logístico e material para os estudantes que vão representar o estado na competição nacional.
“Essa é uma experiência única aos jovens e, ao mesmo tempo, garantimos bons resultados para o nosso estado”, destacou o secretário de Desporto e Lazer Rudney Cunha.
Em Brasília, os locais dos jogos serão em instituições de ensino, clubes, associações e espaços esportivos. Para Flávia Bessa, mãe do atleta Lucas Bessa, as expectativas são as melhores e afirma que o filho é motivo de orgulho.
“Ele nunca viajou sozinho, ainda tem 12 anos, mas tem chances de medalha. Ele vai, mas o pai vai tentar ir para o evento. A meta é conquistar vaga no Campeonato Sul-Americano que acontecerá em dezembro, no Chile”, destacou.
O atleta Gustavo, que competirá no basquete, afirma que está muito empolgado para fazer bons jogos e trazer um resultado importante para o Amapá. “Treinamos bastante, estamos ansiosos para trazer medalhas e representar bem o nosso estado”, disse.
Jebs 2023
Os Jogos Escolares Brasileiros 2023 (JEBs), promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) em parceria com o Ministério dos Esportes, será o maior da história, com 6.714 participantes, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. A cerimônia de abertura aconteceu na sexta-feira, 27, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O campeonato será classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!