Governo intensifica trabalho final na obra de acesso à Ponte do Rio Matapi
Trabalho atua na construção da rotatória e na ligação da pista com a cabeceira da ponte. Obra está 97% concluída.
O asfalto antigo foi reciclado com a aplicação de uma nova camada.
Os trabalhos para a conclusão da obra de acesso à Ponte do Rio Matapi seguem em ritmo acelerado. As frentes de trabalho estão intensificando as atividades no encaixe do acesso principal da Rodovia AP-010 com a cabeceira da estrutura, além da construção da rotatória que dará maior viabilidade ao tráfego de veículos.
Na área da cabeceira da ponte, as equipes concluíram a sub-base do pavimento para posteriormente formar a base da pista que vai receber o asfalto. Nas duas extremidades da ponte está sendo feito um prolongamento do concreto para suportar a nova estrutura e sustentar o impacto dos veículos que trafegarão no trecho. O procedimento é chamado, tecnicamente, de laje de transição.
Na área da rotatória, o trabalho se concentra na finalização da terraplanagem. A estrutura desta etapa já foi realizada e atualmente consiste na finalização da sub-base. Ela vai dar mais fluidez no trânsito, pois viabilizará o acesso às alças viárias que se localizam às margens do Distrito Industrial.
Também foi realizado o melhoramento da pista da Rodovia AP-010, até o entroncamento com a Duca Serra. O asfalto antigo foi reciclado com a aplicação de uma nova camada.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Jorge Amanajás, o trabalho está 97% concluído. A previsão é que ainda na primeira quinzena de setembro ocorra o asfaltamento dos trechos em obra.
“As frentes de trabalho intensificaram os serviços em agosto e
conseguimos avançar muito nessa obra. Em outubro, ela estará totalmente
pavimentada e sinalizada para que ela seja entregue à população”,
destacou o gestor.
A obra
O projeto de
construção da ponte sobre o Rio Matapi faz parte de um conjunto de obras
do Plano Rodoviário do Amapá, criado pelo governador Waldez Góes,
durante o seu segundo mandato. Em 2010, o projeto foi deixado pronto e
com recurso em caixa para ser executado já na gestão do ex-governador
Camilo Capiberibe, porém a obra só foi iniciada em 2013.
O valor inicial da obra era de R$ 86 milhões, mas foi onerada em R$ 20 milhões, em agosto de 2014, aumentando os custos para R$ 106 milhões, por meio de um aditivo feito junto ao Consórcio Equador. Os recursos para a obra são oriundos de um financiamento do GEA com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).
Outros R$ 18,9 milhões foram empregados nas obras de acesso, que
corrige o erro de engenharia autorizado na gestão de Capiberibe,
projetando a ponte fora do eixo da rodovia e em uma área de várzea, que
sofre influência da maré do Rio Matapi. Como reflexo desses erros, o
valor global da obra foi onerado em mais de R$ 32 milhões.
Desenvolvimento econômico
O empreendimento visa fortalecer o eixo de integração econômica das
áreas metropolitanas de Mazagão, Macapá e Santana, que está sendo
planejado pelo governo do Estado. A ponte será rota de escoamento da
produção familiar e potencializará a área industrial localizada às
margens do Rio Matapi.
Nesse eixo, também estão inclusas outras obras que visam desenvolver essa região do Estado, a exemplo do trecho de 27 quilômetros da Rodovia AP-010, que liga o município de Mazagão à Vila de Mazagão Velho, entregue oficialmente pelo governo no fim de julho e a obra de alargamento e duplicação da Rodovia Duca Serra, que está em andamento.
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