Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Estado leva regularização ambiental para mais de 90 produtores rurais em Calçoene

Atendimentos garantem a segurança na exploração de recursos naturais da fauna e flora.

Por Winicius Tavares
06/11/2023 18h26

A expectativa é atender todos os 16 municípios do Amapá até o final do ano

O Governo do Amapá intensificou as ações para a regularização ambiental no interior do estado. Durante três dias, 93 produtores rurais da Vila Carnot, no município de Calçoene, tiveram as propriedades registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Trata-se de um passo essencial para garantir a preservação do meio ambiente na exploração dos recursos naturais.

A iniciativa faz parte de uma cooperação entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e as prefeituras dos municípios para ampliar o combate ao desmatamento. Os atendimentos, que foram realizados no período de 31 de outubro a 1° de novembro, possibilitam suporte e segurança jurídica para os produtores rurais.

O CAR é um documento eletrônico que reúne e integra informações ambientais das terras, compondo a base de dados para controle, monitoramento, planejamento ecológico e econômico. Além disso, é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental. 

A aposentada Rubelita Santos, moradora da Vila Carnot, depende de outras pessoas para se deslocar. Ela afirma que o atendimento feito na região facilitou o acesso ao cadastro. “Evita da gente se deslocar para locais mais longes, como Macapá. Dependemos de transporte. Com o atendimento vindo até a gente, nos sentimos mais privilegiados e confortáveis. O suporte ajuda a uma produção de melhor qualidade”, afirma a moradora.


A estratégia faz parte de uma ação integrada entre Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Governo do Amapá e as prefeituras. A expectativa é atender todos os 16 municípios do Amapá até o fim do ano.

O produtor rural Irineu Alves, afirma que com o cadastro, pode planejar o uso e a ocupação sustentável de suas terras. “Quando a reforma agrária foi garantida em constituição, eu estava residindo neste lote. Agora, estou finalmente legalizando por meio do CAR. Isso possibilita mais segurança para o nosso trabalho”, comenta o morador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!