Governo do Amapá reúne gestoras municipais de políticas para mulheres em debate sobre violência doméstica e de gênero
O encontro, nesta terça-feira, 7, reuniu representantes de 11 cidades, para conhecer experiências exitosas de proteção a mulher.
Evento busca estimular que os municípios implantem Organismos de Políticas para Mulheres, as OPMS
O Governo do Estado reuniu, nesta terça-feira, 7, gestoras de políticas para mulheres de 11 municípios, para debater sobre as ações de amparo e enfrentamento à violência doméstica e de gênero. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM).
Dentre as experiências exitosas apresentadas na reunião, a Casa da Mulher Amapariense, em Pedra Branca do Amapari, o Projeto “Entre Elas”, do município de Pracuúba e o “Mulheres de Mãos Dadas”, de Tartarugalzinho, foram destacadas pela efetividade dos resultados das ações de acolhimento.
Como proposta de fortalecimento à proteção da mulher, o Ministério das Mulheres tem promovido que mais municípios possam ter Organismos de Políticas para Mulheres, as OPMS, através de secretarias, coordenadorias e gerências municipais. Os organismos criam, implementam e executam ações para garantir os direitos e promover a igualdade de gênero.
A secretária de Políticas para Mulheres do Amapá, Adrianna Ramos, destacou o encontro como necessário. A gestora apresentou os serviços e números dos atendimentos dos oito centros administrados pela SEPM, que em apenas 9 meses, registrou 9.061 atendimentos às vítimas de violência doméstica e de gênero, conforme o Observatório da Mulher Amapaense, além das demandas debatidas durante a reunião nacional no Ministério das Mulheres.“Estivemos em Brasília com a Ministra Cida Gonçalves apresentando o que o Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher, está fazendo em prol das mulheres e meninas amapaenses. Estes encontros nos propõem a trabalhar ainda mais pela estruturação das OPMS para que elas se tornem Secretarias Municipais. E é através dessa união de esforços que desejamos ser referência no Brasil como o estado que tem 100% da presença da política em defesa da mulher”, destacou a secretária.
Uma das participantes do encontro foi a coordenadora, Kátia Cristina, de Vitória do Jarí, que está há cinco meses à frente da Coordenadoria da Mulher no município, no Sul do estado.“Nessa reunião a gente aprende muita coisa. Apesar das dificuldades, nós estamos trabalhando forte e contamos com apoio importante que é da Prefeitura e da Secretaria de Estado das Mulheres. Pedimos que em todos os programas, o município de Vitória do Jarí, esteja sempre incluído, pois precisamos muito caminhar unidas”, falou a gestora.
A coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Pedra Branca do Amapari, Rafaela Bugarim da Silva, que está há quatro anos à frente da gestão, falou das parcerias que ajudam no trabalho. Ela destacou que a coordenadoria, conseguiu recentemente um veículo, através de parcerias, para ser usado no apoio de vítimas de violência e o telefone, de número: (96) 98404-0428, para o atendimento.“Pedra Branca tinha um alto índice de mulheres que dependiam financeiramente dos seus companheiros. Com o apoio do Sebrae Amapá, conseguimos trazer a sala do empreendedor que deu oportunidade para mudar a realidade dessas mulheres, através do empoderamento. A secretária Adrianna Ramos trabalha para estreitar os laços através do atendimento humanizado, com as coordenadoras e secretárias, isso com certeza ajuda no fortalecimento das políticas públicas dentro dos municípios”, disse a gestora.
Participaram do encontro representantes dos municípios de Santana, Calçoene, Pracuúba, Vitória do Jarí, Macapá, Cutias, Porto Grande, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Amapá e Tartarugalzinho. As gestoras foram convidadas a participarem do 2º Fórum Nacional das OPMs’s, que vai acontecer no Distrito Federal, nos dias 27 e 28 de novembro.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!