'Estou encantada com o incentivo do Governo do Amapá aos artistas', conta turista durante o Tambores do Meio do Mundo
A servidora pública, Angélica Brandão, veio de Manaus para Macapá e aproveitou a programação no Largo dos Inocentes.
Turista Angélica Brandão aproveitou a noite para prestigiar a cultura amapaense
Com investimentos do Governo do Amapá, o projeto Tambores do Meio do Mundo retornou na sexta-feira, 10, com show gratuito do grupo Senzalas e convidados como Bell Brandão, Poetas Azuis e Brenda Zahara. O local escolhido foi o histórico Largo dos Inocentes (Formigueiro), atrás da Igreja São José, no centro de Macapá.
O show faz parte da temporada de cinco apresentações do grupo, que segue até dezembro, na capital, e recebe incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do senador Randolfe Rodrigues. A atividade integra o projeto "Arte nas Ruas", realizado pela Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí.
"Estamos aqui no Largo dos Inocentes, apoiando mais uma vez esse projeto belíssimo do grupo Senzalas, fazendo esse resgate da ocupação de espaços como esse, ao lado da Igreja São José, um espaço altamente cultural, onde a gente faz muito mais do que apenas ocupar, o Governo do Estado aquece a nossa economia e valoriza o trabalho dos nossos artistas locais", explica a secretária de Cultura do Amapá em exercício, Marina Beckman.
O projeto, com mais de 20 anos de atividades, trouxe música e a cultura amapaense para o público presente. De Manaus, a servidora pública Angélica Brandão veio a trabalho para o Amapá e ficou animada ao ver a valorização da cultura local.
"Eu estou encantada com o incentivo do Governo do Amapá aos artistas para expor os seus talentos. Então, isso é muito gratificante para as pessoas daqui e para as pessoas que estão de fora tendo a oportunidade de prestigiar essa cultura amazônica que é tão rica", conta a Angélica.
Os cantores Val Milhomem, Joãozinho Gomes e Amadeu Cavalcante, que formam o grupo Senzalas, subiram ao palco para uma apresentação animada, com batuque, marabaixo e muitos elementos de valorização da região norte. Para Amadeu Cavalcante, o momento é de celebrar e fortalecer o trabalho dos artistas amapaenses.
"Esse projeto tem tudo a ver com o resgate cultural, principalmente aqui, no Largo dos Inocentes, um espaço que é histórico, atrás da igreja matriz de São José, onde começou tudo, onde cresceu e nasceu a cidade de Macapá. E a gente canta a nossa cultura e sobre ela, é um momento de alegria e que acontece com essa parceria importante do Governo do Amapá até dezembro", reforça o cantor.
O tatuador e artista plástico, Edricy França também acompanhou a programação. Ele veio com a mãe assistir a apresentação dos cantores e ver ao vivo, as performances de músicas que conhece desde a infância dele.
"Vim para prestigiar esse momento cultural ao lado de muita gente que faz parte dessa história, que iniciou aqui no Formigueiro e o que podemos fazer agora é aproveitar esse momento com a família, amigos, com essas músicas que fazem parte da nossa história também", reforçou França.
Nova geração da música
A cantora Bell Brandão, uma das convidadas da noite, subiu ao palco após a apresentação do grupo Senzalas e trouxe um pouco do seu trabalho autoral mais recente: uma série de singles lançados durante 2023. Além disso, a artista pela primeira vez subiu ao palco e ao lado do grupo Senzalas.
"Foi minha primeira vez no palco dessa maneira, é uma honra gigantesca, eu recebi o convite do Val Milhomem durante uma aula e fiquei completamente extasiada, é um momento único realmente e estou animada por dividir o espaço com esses gênios da música", declarou a jovem cantora.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!