Maior cooperação no serviço público é debatida em fórum de gestores
O encontro foi realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas.
O Fórum é uma importante ferramenta de diálogo que possibilita eliminar muitos gargalos.
A unificação de informações, a cooperação internacional e o fomento de capacitações foram os principais temas discutidos no I Fórum Estadual de Gestores de Relações Internacionais (Fegri/AP), realizado na segunda-feira, 5, no auditório do Sebrae Amapá.
O encontro foi realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
No Fórum, os gestores destacaram os desafios quanto a cooperação na saúde, educação, agricultura, segurança pública, entre outros setores. Eles foram unânimes em destacar que as propostas de trabalho precisam ser discutidas e sistematizadas para que sejam concretizadas.
Para Redson Barbosa, relações internacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, esta é uma grande oportunidade para os gestores. Segundo ele, diante das dificuldades, o Fórum é uma importante ferramenta de diálogo que possibilita eliminar muitos gargalos.
“Acho gratificante estarmos interagindo com todas as Secretarias de Estado e demais órgãos, pois assim conseguimos condensar todas as informações que consideramos importantes para cada pasta”, destacou Barbosa.
Ao final do encontro foi criado o Comitê de Gestão, além de duas comissões, sendo que uma vai ficar responsável pela catalogação do banco de dados, e a outra pela divulgação. As comissões também irão trabalhar na organização da próxima edição da Comissão de Cooperação Transfronteiriça Franco-Brasileira, que acontecerá em dezembro deste ano, na Guiana Francesa.
“Na reunião da Comissão serão realizados o balanço das ações e também, assinados os acordos entre ações das duas regiões com a presença do auto comissariado de França e Brasil”, destacou a assessora de Relações Internacionais da Agência Amapá, Lidiane Vieira.
Participaram do Fórum os relações internacionais da Universidade Federal do Amapá (Unifap), da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Federação do Comércio (Fecomércio), Centro Cultural Franco Amapaense (CCFA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Amapá (Cedec), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), e Agência Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!