Governo do Amapá debate medidas emergenciais para auxiliar pescadores do Arquipélago do Bailique
Secretaria da Pesca e Aquicultura, atuou no diagnóstico dos impactos da salinização do rio na atividade pesqueira na região.
Encontro ocorreu neste sábado, 18, durante ação humanitária do Governo do Estado
Durante a ação humanitária no arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, o governador Clécio Luis, participou de uma reunião com pescadores da região para tratar sobre medidas emergências para auxiliar no amparo de quem vive da atividade pesqueira nas comunidades que enfrentam dificuldades pela estiagem e salinização da água do rio Amazonas.
Entre as iniciativas propostas está a chegada de kits de energia solar, autorização para a instalação de termelétricas e investimentos em fábricas de processamento de camarão. Enquanto essas ações estão em andamento, as necessidades básicas estão sendo atendidas com fornecimento de água potável e kits de alimentos pela Secretaria da Assistência Social.
"Não vamos esquecer o Bailique, estaremos sempre aqui, chegando com apoio aos que necessitam e precisam do nosso serviço e amparo do Governo do Estado", enfatizou o governador Clécio Luís, reforçando o comprometimento com o bem-estar da comunidade na região da Costa do Amapá.
A instalação de uma fábrica flutuante de gelo para impulsionar a economia local e fortalecer a sustentabilidade das atividades pesqueiras, também esteve entre as propostas apresentadas.Durante o encontro, neste sábado, 18, a Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, realizou um cadastro, para identificar o número de pescadores, que podem ter a possibilidade de inclusão no auxílio extraordinário emergencial do Governo Federal.
“Planejamos estabelecer uma fábrica de processamento de camarão e gelo com recursos do Ministério da Integração, para proporcionar oportunidades aos pescadores, garantindo segurança e dignidade no trabalho, além de facilitar a distribuição de camarão nos mercados e supermercados de Macapá”, disse o secretário da Pesca, Paulo Nogueira.
Também estiveram presentes na reunião o senador Davi Alcolumbre, o ministro Waldez Góes, o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Jorge Amanajás, os vereadores de Macapá, Pedro da lua, Antonilson e Claudiomar Rosa.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!