Governo do Amapá promove encontro de planejamento para execução de políticas direcionadas a comunidade LGBTQIA+
Encontro contou com a presença de representantes da gestão estadual e de segmentos sociais.
Durante o encontro foram feitas apresentações sobre o histórico da luta LGBTQIA+ no estado
O Governo do Estado promoveu durante dois dias o Encontro de Planejamento e Execução de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBTQIA+. Com objetivo de definir ações estratégicas para avançar nas políticas públicas, representantes de órgãos estaduais e de várias instituições que atuam em defesa da comunidade, se reuniram no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.
“Este momento é um ‘divisor de águas’ dentro da história das políticas destinadas à comunidade LGBTQIA+ no estado. A presença dos técnicos do Governo do Amapá possibilita, ainda mais, que as discussões que realizamos, se transformem em ações concretas na sociedade”, disse André Lopes, presidente da Comissão Especial para a Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBTQIA+.
Durante o encontro foram feitas apresentações sobre o histórico da luta LGBTQIA+ no Amapá e uma breve exposição sobre o Plano Estadual de Políticas para os LGBTS, documento que traça diretrizes para diferentes setores da gestão estadual.A reunião, também contou com um momento onde todos os representantes puderam apresentar questionamentos e contar um pouco dos desafios enfrentados dentro das próprias instituições. Como o caso da defensora pública, Laura Lelis, membro do Conselho Estadual LGBTQIA+, que defendeu que a Defensoria Pública esteja sempre dentro do que está acontecendo com a comunidade e estabeleça diálogos frequentes com o Estado, para articular políticas de defesa e proteção.
“A Defensoria Pública tem essa missão constitucional de proteção dos direitos humanos, e dentre os grupos vulneráveis que a instituição trabalha está a comunidade LGBT, então está presente em encontros como esse são fundamentais”, disse Laura Lelis.O encontro, que encerrou nesta sexta-feira, 23, também contou com a palestra do consultor da Unesco, Marlus Carvalho, que explanou sobre o tema: “Sensibilização e Importância do Planejamento Transversal: Construindo Alianças para a Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTQIA+”. O especialista explicou a importância de envolver os diversos setores de uma gestão na formulação e ampliação das políticas públicas voltadas a todos os cidadãos.
“Os gestores devem entender que as pessoas não são segmentadas, então diferentes áreas devem atender as necessidades de uma pessoa, e a população LGBT está inserida nesse contexto, então aí está a importância da transversalidade”, explicou o consultor.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!