Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Procon Amapá monta unidade móvel em Santana para orientar consumidores sobre promoções da ‘Black Friday’

A próxima parada da ação será na Praça Veiga Cabral, ao lado do Teatro das Bacabeiras, em Macapá, na sexta-feira, 24 e no sábado, 25.

Por Cristiane Nascimento
23/11/2023 15h40

Iniciativa busca levar orientações aos consumidores de forma mais rápida e prática

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) lançou uma iniciativa para proteger os consumidores durante as aguardadas promoções da ‘Black Friday’. O objetivo é orientar os cidadãos sobre possíveis armadilhas nos descontos. Para isso, as equipes do órgão realizam ações itinerantes, utilizando uma unidade móvel. Os atendimentos iniciaram pela área comercial de Santana, nesta quinta-feira, 23.

Ao longo do dia, servidores estiveram disponíveis para auxiliar os consumidores a lidar com questões como propagandas enganosas e abusivas, que costumam se intensificar durante esse período de ofertas. A equipe oferece suporte para quem necessite de esclarecimentos, abertura de reclamações ou qualquer tipo de orientação sobre seus direitos.

A iniciativa busca proporcionar uma forma ágil e acessível de resolver possíveis problemas durante a 'Black Friday', permitindo que os consumidores possam fazer suas compras com mais segurança, e que os fornecedores sigam as orientações estabelecidas no Código de Defesas do Consumidor, como explica a chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva.

"Nós montamos esse cronograma para atender tanto os fornecedores, que foram previamente orientados sobre as regras que precisam seguir, quanto os consumidores que se sentirem prejudicados de alguma forma. Entre as dicas repassadas, estão a exigência da nota fiscal, porque caso o produto apresente algum problema, a pessoa pode procurar os seus direitos. O objetivo da Unidade Móvel é atender esse consumidor no ato da sua compra", detalhou Lana.

A manicure Lilian Maciel, de 42 anos, contou que antes de realizar uma compra, pesquisa bastante para verificar se as propagandas que passam na TV são realmente verdadeiras e que já foi prejudicada em outro momento.

"É muito importante pesquisar antes pra gente não ser prejudicado. Eu já comprei um produto uma vez e acabei não procurando meus direitos. Com essa ação do Procon, a nossa disposição a gente pode recorrer e reclamar mais rápido e fácil, caso a gente tenha algum problema", ponderou Lilian.

A próxima parada da unidade móvel será na Praça Veiga Cabral, ao lado do Teatro das Bacabeiras, em Macapá, na sexta, 24 e no sábado, 25. As denúncias também podem ser feitas pelo Disque Denúncia 151, ou presencialmente na sede do Procon, na Avenida Henrique Galúcio, 1155, no Centro de Macapá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30.

A comerciante Maria Rosângela Souza, de 51 anos, costuma analisar os valores anunciados pelos empreendimentos, antes de fazer as compras com anúncios promocionais.  

"Estou saindo hoje para pesquisar primeiro porque, nesse período, às vezes, os lojistas aumentam os preços para depois colocarem os produtos em promoção. Eu acho que trazer essa unidade móvel para dar esse suporte pra nós foi uma boa ideia, assim a gente se sente mais segura", comentou Rosângela.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!