Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Amapá segue com ação humanitária no Bailique e envia mais 230 mil litros de água potável

A distribuição terá início na foz do rio Gurijuba, e depois a embarcação ficará na Vila Progresso.

Por Rômulo Verçosa
25/11/2023 16h00

Na sexta-feira, 24, foram enviados 230 mil litros de água potável para o arquipélago

As ações do Governo do Amapá para amenizar os impactos da salinização do rio e da estiagem no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, continuam. Depois da ação humanitáriaa Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) e a Defesa Civil seguem com a operação de distribuição de água potável para as comunidades.

Na sexta-feira, 24, foram enviados 230 mil litros de água potável para o arquipélago. A distribuição terá início na foz do rio Gurijuba, onde cinco embarcações de menor porte transportarão o produto para abastecer as caixas d'água de 2 mil litros das famílias. A embarcação ferry boat ficará, posteriormente, alocada na Vila Progresso, dando continuidade a distribuição para as demais comunidades. 

O presidente da Caesa, Jorge Amanajás, destacou que essa etapa representa o compromisso do Governo do Estado em continuar atendendo os moradores do Bailique.

"Nossa previsão é que uma vez por semana, durante os próximos três meses, a Caesa continue enviando um carregamento de água potável para o arquipélago, beneficiando todas as comunidades do Bailique", ressalta Jorge Amanajás.

Máquina de dessalinização da água 

O Governo do Amapá iniciou os testes do projeto experimental da máquina de dessalinização da água do rio. O sistema poderá produzir diariamente cerca de 8 mil litros de água potável para a população.

Os testes, coordenados pela Caesa, estão sendo feitos em uma máquina montada na Vila Progresso. O equipamento filtra a água doce, separa dos sedimentos do rio, realizando um pré-tratamento para garantir o consumo sem danos à saúde.

Ação Humanitária

Durante a ação humanitária do Estado, foram enviados mais de 400 mil litros de água potável, 1,8 mil caixas d'água de 2 mil litros, além de 1,2 mil kits de alimentos e água mineral. Durante três dias a população recebeu ainda serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, cidadania, agricultura e energia, por meio do programa Luz Para Todos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!