16 Dias de Ativismo: Governo do Amapá promove ação de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres
Atividade realizada em Macapá faz parte da programação que segue até 10 de dezembro, em todo o estado.
A Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm) coordena a programação em parceria com a Rede de Atendimento à Mulher (RAM)
O Governo do Amapá promoveu, nesta segunda-feira, 27, uma ação de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. A iniciativa, que integra a campanha dos “16 Dias de Ativismo”, foi desenvolvida pela equipe do Centro de Atendimento à Mulher (Cram), através de orientações e entrega de panfletos para a população, na área central de Macapá.
A programação da campanha, que segue até 10 de dezembro, conta com diversas atividades em todo o estado para conscientizar e combater a violência doméstica, de gênero e o feminicídio. A secretária de Estado de Políticas para Mulheres, Adrianna Ramos, destacou as ações desenvolvidas pelos centros.
“Esta é a segunda atividade da programação do Governo do Estado, que iniciou na última sexta-feira, 24, com a roda terapêutica para mulheres internas da Penitenciária Feminina e agora o trabalho de conscientização da população que é peça fundamental nesse processo de prevenção. Ao longo de toda programação dos ‘16 Dias’ pretendemos sensibilizar cada cidadão, mostrando a importância das mulheres em todos os segmentos, sejam elas negras, idosas, deficientes, indígenas, donas de casa e mães”, disse a secretária.
Uma das pessoas que foram sensibilizadas pela ação foi Linda Rosa (nome fictício), dona de casa, de 31 anos, macapaense, que sofreu violência doméstica do ex-marido.“Não conhecia os serviços de apoio às mulheres. Eu sofri violência e só tive apoio da polícia. Agora que fiquei sabendo do Cram, acho muito importante que outras pessoas também saibam onde buscar ajuda”, destacou Linda.
Campanha
A Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPM) coordena a programação dos “16 Dias de Ativismo – Pelo Fim da Violência”, que acontece em parceria com a Rede de Atendimento à Mulher (RAM) e movimentos sociais até o dia 10 de dezembro.
Atendimento especializado
Atualmente existem cinco Centros de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) no Amapá. As unidades funcionam nos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Porto Grande e Oiapoque, com serviços de acompanhamento psicológico, assistência social, fisioterapia, enfermagem e assessoria jurídica.
Confira onde encontrar o Cram
- Macapá
Endereço: Rua São José, 1500, esquina com a Avenida FAB - Centro
Contato: (96) 98403-5107 - Laranjal do Jari
Endereço: Rua Tiradentes, 882 - Agreste
Contato: (96) 98403-1960 - Mazagão
Endereço: Av. Intendente Alfredo Pinto, 392 - União
Contato: (96) 98401-9768 - Oiapoque
Endereço: Rua Lélio Silva, 220 - Centro
Contato: (96) 98402-9406 - Porto Grande
Endereço: Av. Bento Manoel Parente, 785 - Malvinas
Contato: (96) 98403-8359
Todos os Centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!