Governo do Estado levará planetário com simulações realistas sobre astronomia para 30ª Agropesc, no município de Amapá
Objetivo é ampliar o conhecimento científico da população.
Experiência permite ao público mais conhecimentos sobre temas como sistema solar e mistérios que existem no universo
O Governo do Estado leva para a 30ª edição da Agropesc, no município de Amapá, o planetário digital móvel, com sessões gratuitas sobre astronomia, a ciência que estuda os corpos celestes. O evento acontece de quinta-feira, 30, a domingo, 3, com ações de empreendedorismo, incentivo à agricultura familiar e programação cultural.
O planetário é composto por uma cúpula inflável, um projetor altamente tecnológico que possibilita a sensação de realidade aumentada em 360°, caixa de som, ar-condicionado portátil e tem capacidade para comportar até 35 pessoas por sessão. A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) é responsável pelo planetário e busca, com a iniciativa, ampliar o conhecimento científico dos amapaenses.
"Por meio do planetário, o Governo do Amapá busca incentivar o interesse da população e, principalmente, da comunidade estudantil pela astronomia, que é um campo de estudo muito vasto e que podemos ter muitos amapaenses se especializando na área”, pontuou o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Edivan Andrade.
No ambiente, o público terá uma experiência única e imersiva, com duração média de 10 minutos, sobre temas como sistema solar, vida fora da Terra, Via Láctea e os mistérios que existem no universo. As sessões serão abertas para toda população da Região dos Lagos, que engloba os municípios de Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho e Calçoene.
Agropesc 2023
Em 2023, o tradicional evento tem a perspectiva de fortalecer a economia, com a geração de emprego e renda na Região dos Lagos. A feira contará com gastronomia, empreendedorismo, exposição de animais e venda de produtos de origem animal e ações voltadas para a agricultura familiar. O evento prevê oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica.
A expectativa é que, assim como a Expofeira voltou, aquecendo a economia da região metropolitana, a Agropesc também retorne com fomento ao setor agro, incentivo aos produtores rurais e gerando possibilidade de renda extra aos empreendedores da região. Outro diferencial são as ações sociais voltadas às pessoas atingidas pela estiagem no Amapá.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!