Operação Black Friday do Procon no Amapá orienta 70 empresas durante período de promoções
Instituto fiscalizou a exposição de informações de maneira clara, correta e precisa dos produtos.
Operação do Procon-AP visa garantir o direito do consumidor durante a black friday
Com o objetivo de orientar lojistas de como trabalhar as promoções, especialmente durante a "black friday", o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AP) orientou 70 empresas, em Macapá e Santana, sobre normas a serem seguidas para garantir a boa relação de consumo com os amapaenses.
Entre os itens exigidos aos empreendimentos está a exposição de informações de maneira clara, correta e precisa dos produtos. A operação fez parte de um conjunto de ações realizadas pelo Procon-AP entre os dias 8 e 25 de novembro, período em que o comércio tem forte apelo de descontos promocionais em diversos produtos.
"Houve todo um planejamento estratégico do Procon com o objetivo de preparar as empresas para receber os consumidores assegurando os direitos básicos dos consumidores previstos no Código de Defesa Consumidores [CDC]", explicou a chefe de Fiscalização do órgão, Lana Cristina.
O Procon-AP também promoveu palestras educativas com funcionários de shoppings e lojas. Foram 90 colaboradores alcançados entre os dias 13 e 17 de novembro, com orientações sobre direitos e deveres tanto das empresas, quanto dos consumidores. Os encontros aconteceram nos três shoppings da capital, e no Sebrae Santana, que contou com a presença de diferentes empresas de varejo.
Também houve ações voltadas aos consumidores, como a instalação de um serviço móvel itinerante que atendeu o público durante o período de Black Friday. Uma van esteve presente em diferentes pontos de Macapá e Santana trazendo orientações à população.
Confusão em loja de eletrodomésticos
O Procon-AP autuou uma empresa do ramo de eletrodomésticos devido à falta de esclarecimentos sobre a promoção de "black friday" que terminou em tumulto, com 40 pessoas feridas, no Centro de Macapá, no dia 10 de novembro. O órgão havia determinado que o estabelecimento prestasse informações sobre o caso em 24h, o que não ocorreu.
Denúncias
Os consumidores que se sentirem afetados por algum estabelecimento podem procurar o Procon-AP para orientações legais. O órgão está localizado na Avenida Henrique Galúcio, 1155-B, bairro Central. Para denúncias basta ligar para o número 151.
VEJA TAMBÉM
Procon Amapá monta unidade móvel em Santana para orientar consumidores sobre promoções da ‘Black Friday’
Procon Amapá autua loja por falta de esclarecimentos sobre tumulto durante promoção de ‘black friday’
Polícia Civil do Amapá dá dicas para evitar golpes em compras da ‘Black Friday’ pela internet
Procon Amapá reúne empreendedores para orientar sobre promoções de ‘black friday’
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!