Governo do Amapá lança campanha de combate a queimadas e incêndios florestais
Ação visa incentivar a população a denunciar queimadas ilegais em todo o estado.
Campanha faz alertas à população para evitar problemas de saúde
Com o tema “Cuidado com o fogo, ele queima o nosso futuro!”, o Governo do Amapá lançou neste mês uma série de campanhas contra queimadas e incêndios florestais em áreas rurais e urbanas. A ação visa alertar a população sobre os danos ambientais causados pelo fogo descontrolado, incentivando a preservação e a proteção do bioma amazônico.
Além disso, o Estado realiza orientações para evitar problemas de saúde relacionados à fumaça, como evitar deixar as janelas abertas, se expor com mais frequência ao ar livre ou realizar outras atividades que possam ser prejudiciais.
A campanha será realizada por meio de peças gráficas e materiais para as redes sociais, jornais impressos e divulgação na TV e no rádio. Além disso, a população é orientada a denunciar focos de incêndio, sejam eles criminosos ou não.
Combate às queimadas
Este ano, o governador do Amapá, Clécio Luís, formalizou decreto que instituiu o novo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Amapá, apresentado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A proposta do plano é integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos a práticas ecológicas, fortalecer os sistemas estaduais de gestão florestal, agropecuária, fundiária e ambiental.
Ainda em agosto, o Governo do Estado lançou a Operação Amapá Verde, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), para combater incêndios florestais e crimes ambientais nos municípios mais afetados pelo período de estiagem que afeta a região amazônica. Ao todo, mais de 600 militares estão atuando nas ações, previstas para seguir até o dia 21 de dezembro.
Em outubro, devido à estiagem que atinge a Amazônia, o Governo do Estado intensificou essas políticas públicas com ajuda humanitária aos municípios mais afetados e instituiu um Comitê de Mudanças Climáticas para monitorar a situação.
Denúncias
Para realizar alguma queimada em terrenos, é necessário ter uma autorização de limpeza de área de propriedade rural emitida pela Sema ou algum órgão ambiental municipal.
Ao avistar um foco de queimada, seja ele ilegal ou não, o cidadão deve ligar para os números 193, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, ou 190, do Centro Integrado de Operações Defesa Social (Ciodes).
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!