Governo do Estado participa do balanço anual do Comitê Gestor do Fundo Iratapuru, em Laranjal do Jari
Uma capacitação também foi ofertada aos gestores e a comunidade, para elaboração e análises das prestações de contas.
Foram tratados assuntos que buscam melhorar funcionamento do fundo, assim como avaliar as metas e diretrizes de 2023
O Governo do Amapá participou da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Fundo Iratapuru, em Laranjal do Jari. O encontro, que encerrou na sexta-feira, 24, também contou com uma capacitação, para comunidade e membros gestores, de elaboração de projetos para captação de recursos e análise de prestação de contas do fundo.
O comitê, composto pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Associação Bio-Rio e a Fundação Jari, tem objetivo de apoiar a cooperativa Comaru na execução dos recursos oriundos dos benefícios adquiridos pelo acesso a patrimônio genético e conhecimento tradicional associado pela empresa Natura na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru.
Durante a reunião, foram tratados assuntos que buscam melhorar o funcionamento do fundo, assim como avaliar as metas e diretrizes definidas para o ano de 2023 incluindo a revisão de rendimento, apresentação, as atividades Executadas pela Secretaria Executiva do Fundo, a Situação Indústria Comunitária na Amazônia (ICA) e a atualização sobre os editais e dos projetos em execução.
O encontro marcou o início do aprimoramento dos modelos de ferramentas usadas para a prestação de contas dos projetos do Fundo Iratapuru, assim como a remodelagem dos fluxos internos para elaboração e análise da prestação de contas, objetivando, principalmente, otimizar o tempo gasto para elaboração e análises das prestações de contas dos projetos.A capacitação ofertada contou com a participação de lideranças comunitárias das instituições do entorno da região, que acessam os recursos do Fundo Iratapuru, por meio dos editais lançados anualmente. Para o representante da Sema no Comitê Gestor, Grayton Toledo, havia a necessidade há 2 anos desta capacitação, que é importante para análise de prestação de contas.
“Com a integração entre projetistas, comunidade e presidentes da associação e membros do comitê gestor, buscamos com o curso elaborar um instrumento que seja efetivo durante esse processo”, expõe Toledo.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!